O Cisne Branco, veleiro da Marinha do Brasil, participa do evento 'Velas Latinoamérica 2018' Reprodução/Tenente Mariana Granja
Por O Dia

Rio - Os cariocas que forem neste domingo à praia vão assistir ao desfile dos grandes veleiros estrangeiros que chegaram ao Rio, no último domingo, e partem em direção a Montevidéu, no Uruguai. As grandes embarcações, que vão passar pela orla das praias das zonas Sul e Oeste, fazem parte da regata 'Velas Latinoamérica 2018'. O evento diplomático, que busca estreitar relações entre as Marinhas dos 11 países participantes, terá este ano uma parada inédita na ilha de Curaçao, cuja delegação visitou o jornal O DIA na última quarta-feira.

No Rio, onde teve início a regata, os veleiros atracaram no Píer Mauá e ficaram abertos a visitação pública. O mesmo vai acontecer nos principais portos dos países participantes. Em Curaçao, a regata chega no dia 15 de julho, quando acontece a final da Copa do Mundo da Rússia, e permanece até o dia 18.

"Preparamos um grande evento cultural para os quatro dias, com bandas de música por todos os lados e atrações para toda a família. Na praça principal, todos vão se reunir para assistir à final da Copa, e depois comemorar nos veleiros. Teremos helicópteros e aviões voando baixo", antecipa Lourdes Marchena, presidente da Curaçao Sail Foundation, entidade que cuida da memória do patrimônio náutico da ilha.

No Rio para acompanhar a primeira etapa da regata, a comitiva de Curaçao informou que o número de turistas brasileiros que visitam a ilha caribenha não para de crescer. No ano passado, Curaçao recebeu 14.181 turistas do país. "Foi um aumento de 30% em relação a 2016. Uma vez em Curaçao, as pessoas querem voltar, pois o clima acolhedor da ilha entra pela pele e não sai mais. Os brasileiros se identificam muito", disse Jiwan Gonesh, da Curaçao Sail Foundation.

Participam da regata veleiros do Brasil, Argentina, Portugal, Chile, Equador, Espanha, Colômbia, Peru, Uruguai, México e Venezuela.

Clima similar ao do Brasil
Publicidade
Nos últimos anos, o número de brasileiros que viajam para Curaçao mais que dobrou. Entre 2013 e 2016, houve aumento de 140% no fluxo de visitantes, que encontram no destino uma opção caribenha menos balada do que lugares como Punta Cana, na República Dominicana, e Cancún, no México.
"O nosso clima ainda se assemelha muito ao do Brasil, assim como a personalidade do nosso povo, que é alegre e receptivo como o brasileiro", diz Lourdes Marchena, da Curaçao Sail Foundation.
Publicidade
Curaçao tem 38 praias de águas cristalinas e vida noturna intensa, com destaque para os cassinos.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias