Rio - O mutirão de serviços Detran Presente superou, nesta sexta-feira, a marca de 100 mil atendimentos. Com 2.139 solicitações registradas durante o mutirão realizado em Campos de Goytacazes, o Detran Presente acumula 101.361 atendimentos, faltando pouco menos de um mês para completar um ano de existência. No próximo sábado, dia 21 de abril, o mutirão chegará à 27ª cidade e estará em Duas Barras, na Região Serrana.
O atendimento começou cedo em Campos: desde as 7h30, os motoristas e demais usuários chegavam ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, em busca de serviços como vistorias, emissão de Carteira de Identidade e de Carteira Nacional de Habilitação e outros.
O serviço mais procurado foi o de vistoria de veículos, com 1.359 atendimentos. Outras 94 pessoas pediram a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, enquanto outras 270 solicitaram a emissão do documento de identidade. Outros 97 cidadãos abriram recursos contra multas.
A marca de 100 mil atendimentos foi comemorada pela equipe do Detran: "Atingir uma marca dessas é mais uma prova de que estamos percorrendo o caminho certo, que é levar os serviços do Detran para perto das pessoas que mais precisam dele. É a consolidação de uma decisão tomada há quase um ano, quando criamos o Detran Presente", afirmou Leonardo Jacob, presidente do Detran-RJ.
Responsável pelo serviço mais solicitado nas edições do Detran Presente, a Diretoria de Registro de Veículos também teve marca para chamar de sua: as equipes superaram as 30 mil vistorias realizadas nos mutirões. Segundo a diretora Carla Adriana Pereira, esse resultado é recebido com muita alegria. "Essa resultado vem graças ao nosso espírito de trabalho em conjunto, coletivo. É prova de que estamos no caminho certo, para cada vez mais atender os usuários da maneira que eles merecem", disse.
O vistoriador Mauro dos Santos participou da primeira edição do Detran Presente e de quase todas as 59 ações já realizadas: "é gratificante estar presente no dia dessa marca histórica. Participei do primeiro e, sempre que for preciso, estarei junto, para atender a população", disse.
Em Campos, usuários aprovaram atendimento
Em uma sexta-feira de calor forte, muitas famílias estiveram no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto, em busca de atendimento. Uma delas foi a nutricionista Larissa Monteiro de Souza Alves, de 23 anos, que agendou tanto a vistoria do próprio carro quanto a do avô, o aposentado Demerval de Souza, de 75 anos. "Vir para o mutirão é muito mais vantagem, deveria ter sempre", afirmou.
O casal Eliane Areas Ribeiro Siqueira, 66 anos, e Carlos Augusto Siqueira, 60 anos, foram juntos renovar a Carteira Nacional de Habilitação e ressaltaram a rapidez do atendimento. "Foi um atendimento ótimo, muito rápido, eu não esperava", avaliou Eliane. Carlos, por sua vez, destacou que é bem mais vantajoso ser atendido no mutirão: "É um trabalho rápido e efetivo", disse.
A maquiadora Andhel Barbosa da Silva, 28 anos, levou o filho Kelvyn Washington Barbosa Maciel, de oito anos, para tirar a carteira de identidade e também aprovou a qualidade do atendimento. "Fiquei sabendo pela TV, ontem, e corri para separar os documentos. Fui atendida muito rápido e o local escolhido também foi muito bom", contou.
Histórico
O mutirão Detran Presente estreou no dia 06 de maio de 2017, na cidade de Petrópolis, onde foram realizados 1.613 atendimentos. De lá para cá, a estrutura do Detran foi montada em 26 cidades - de todas as regiões do estado - e 59 edições já foram realizadas. A próxima acontece no dia 21 de abril, na cidade de Duas Barras.
O propósito do Detran Presente é levar toda a estrutura do departamento para próximo do cidadão, naquelas cidades e/ou regiões com maior demanda reprimida, identificada após uma análise técnica. Em média, são 150 funcionários do Detran atuando em cada edição.
Alguns dos serviços realizados no Detran Presente, como vistoria veicular, emissão de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, precisam ser marcados previamente.
Outros - como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço - não necessitam de agendamento. No entanto, de acordo com a demanda, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. As edições do Detran Presente são informadas com antecedência no site do departamento (www.detran.rj.gov.br) e nas páginas oficiais do Detran nas redes sociais.