Grupo depreda ônibus e estação do BRTDivulgação
Por O Dia
Publicado 18/04/2018 17:21 | Atualizado 18/04/2018 18:12

Rio -  Um grupo se misturou a torcedores que voltavam do Maracanã, na última terça-feira, e quebraram vidros e um monitor na estação Guaporé, na Penha, Zona Norte do Rio, do corredor do BRT. O incidente foi registrado pelas câmeras de monitoramento do local. 

Segundo a assessoria da concessionária, o grupo chegou à estação no teto de um articulado. Para subir, eles quebraram o alçapão do veículo. As imagens mostram um rapaz chutando duas vezes as portas de vidros e outros forçando e pulando catracas, inclusive a destinada a pessoas com deficiência.

Ainda de acordo com o BRT, o vandalismo é um problema diário. "Apesar dos comunicados feitos para as autoridades, principalmente para melhorar a segurança pública no entorno dos corredores, o que já inibiria a atuação de criminosos, até o momento, quase nada foi feito", disse a concessionária em nota. 

De março até o dia 15 deste mês, 382 articulados deixaram de circular em algum momento, por causa de vandalismo nas portas de embarque e desembarque. Todos esses veículos foram recolhidos para as garagens das empresas e ficaram fora de operação. Somente em abril, o BRT precisou interromper os serviços quatro vezes, somando aproximadamente 15 horas de interrupção, porque não havia condição de segurança para funcionários e passageiros.

“É insustentável essa situação. O reflexo está na redução da frota e no aumento dos intervalos. Mesmo diante desse caos, a prefeitura continua ignorando o assunto. A segurança pública não pode ser de responsabilidade de uma empresa privada. Isso não existe em lugar nenhum. O que acontece dentro das estações e articulados do BRT é resultado da realidade das ruas do Rio”, afirmou a diretora de Relações Institucionais do BRT, Suzy Balloussier.

Procurada pelo O DIA, a Secretaria de Transportes informou que "a fiscalização sobre o Sistema de Transporte Público por Ônibus da cidade é permanente." 

"Inclusive, uma grande operação foi realizada em fevereiro nos terminais Alvorada e Jardim Oceânico para verificar os serviços prestados pelo BRT. Foram vistoriados 71 veículos. Destes, 15 foram lacrados, sendo 12 articulados e 3 ônibus convencionais. Os agentes aplicaram 36 multas com base no Código Disciplinar e 7 pelo Código de Trânsito Brasileiro", diz trecho da nota enviada à imprensa. 

 

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias