Rio - Com taxa de desemprego de 15%, acima da média nacional (13%), o Rio de Janeiro terá hoje um evento em homenagem ao Dia do Trabalhador no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. A instuição Fazer o Bem Faz Bem vai oferecer 5 mil vagas de trabalho. Em busca de oportunidade, desde 6h de ontem, centenas de pessoas de todas as idades já faziam fila na porta. Além das vagas, a 'Festa do Trabalhador' terá ainda aplicação de 20 mil vacinas contra a gripe e febre amarela e shows.
O eletricista Noriemberg Silva Valle, 51, era o primeiro da fila. Morador de Bonsucesso, ele está há um ano desempregado e tem uma filha de 10 anos. "Espalhei vários currículos por aí, até agora nada. Minha geladeira parece a Cedae, só tem água", contou Valle, que puxava o grupo de desempregados na entrada Sul do estádio.
"Para comemorar e se sentir inserido na celebração desse feriado é preciso estar empregado", declarou Anderson Mesquita, presidente do Fazer O Bem Faz Bem, organizadora do evento, cujo intuito é levar experiências de aprendizagem e oportunidades de emprego às pessoas. Mesquita tem 24 anos e foi presidente do Diretório Acadêmico da Universidade Cândido Mendes, onde se formou como engenheiro de produção.
Mesquita revela que o evento de hoje segue os moldes dos demais promovidos por sua organização nas sedes da Cândido Mendes e nas favelas do Rio. "Promovemos cursos de violão, pizzaiolo e pré-vestibular em muitas comunidades do Rio. No Engenhão o público irá até nós", destacou.
O casal Jéssica Soares e Wellington Resende, de 18 anos, levou Micaela, de 8 meses, para a fila. O pai espera conseguir uma vaga de emprego para construir uma casa e criar a pequena ao lado da mãe. "Eu queria jogar bola, mas por conta da idade vi que não é mais possível. Estou em busca do meu primeiro emprego para levantar nossa casa e ter uma grana todo mês", disse o jovem de Santa Cruz.
Em parceria com o Botafogo, que cedeu o Engenhão, além da Universidade Cândido Mendes e do Sesc, a 'Festa do Trabalhador' cobra 1kg de alimento não perecível para entrada e terá shows, espaço de entretenimento para crianças e quiosques de comida popular.
Comentários