Parque Radical de Deodoro  - Divulgação
Parque Radical de Deodoro Divulgação
Por

Rio - A partir do mês que vem, dois equipamentos construídos para os Jogos Olímpicos de 2016 ganharão nova função. O Parque Radical de Deodoro, na terça-feira que vem, e a Arena Carioca 3 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no dia 12, levarão à população atividades como esporte, recreação, cultura e educação. O acordo foi selado entre a prefeitura e o Sesc/Senac e tem duração de um ano podendo, ser renovado.

Segundo a subsecretária do Legado Olímpico, Patricia Amorim, a iniciativa vai trazer benefícios para a população. "A parceria com o Sesc vai aumentar o número de atendimentos. Nós vamos supervisionar e coordenar tudo isso, em uma estrutura que envolve bombeiro, eletricista, manutenção, guarda, limpeza dos equipamentos. E o Sesc vai oferecer mão de obra", explicou.

No Parque Radical de Deodoro, serão oferecidas as modalidades de natação, capoeira, hidroginástica, cursos de inglês e espanhol, assim como oficinas artísticas, ações de assistência social, consulta com dentistas e biblioteca. Além disso, o Senac vai promover cursos socioprofissionalizantes no local, com o objetivo de atrair alunos da rede pública de ensino e moradores das comunidades da região.

Já a Arena Carioca 3 disponibilizará cursos de inglês, espanhol, ações de assistência social e atendimento odontológico. Também haverá espaço para a prática de tênis de mesa, vôlei, futsal, ginástica artística, luta olímpica e basquete. O local ainda contará com os cursos do Senac e será o centro de treinamento da equipe masculina de vôlei do Sesc-Rj a partir da próxima temporada. As inscrições para os cursos ainda serão definidas. Informações no sescrio.org.br.

Funcionamento ampliado
Publicidade
Com funcionamento restrito desde a realização da Rio 2016, o Parque Radical de Deodoro e a Arena Carioca 3 funcionarão agora sempre de terça-feira a domingo. De acordo com a prefeitura, o modelo de uso dos equipamentos segue o exemplo de outras cidades que já sediaram as Olimpíadas, como Barcelona em 1992.
Segundo o executivo municipal, o objetivo é ampliar a oferta de serviços e atividades nos espaços à medida que a operação dos dois locais se consolide.
Publicidade
Dentre as atividades que farão parte da programação estarão visitas guiadas, apresentações artísticas, pontos de leitura e as unidades móveis BiblioSesc (biblioteca com acervo de 2 mil exemplares) e OdontoSesc (equipada com consultórios para tratamento odontológico).
Oficinas de plantio e produção de mudas, aproveitamento integral de alimentos, arte e ciência e tecnologia também compõem o rol de ações do Sesc e Senac nos dois equipamentos olímpicos da cidade.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários