
Rio - A partir do mês que vem, dois equipamentos construídos para os Jogos Olímpicos de 2016 ganharão nova função. O Parque Radical de Deodoro, na terça-feira que vem, e a Arena Carioca 3 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no dia 12, levarão à população atividades como esporte, recreação, cultura e educação. O acordo foi selado entre a prefeitura e o Sesc/Senac e tem duração de um ano podendo, ser renovado.
Segundo a subsecretária do Legado Olímpico, Patricia Amorim, a iniciativa vai trazer benefícios para a população. "A parceria com o Sesc vai aumentar o número de atendimentos. Nós vamos supervisionar e coordenar tudo isso, em uma estrutura que envolve bombeiro, eletricista, manutenção, guarda, limpeza dos equipamentos. E o Sesc vai oferecer mão de obra", explicou.
No Parque Radical de Deodoro, serão oferecidas as modalidades de natação, capoeira, hidroginástica, cursos de inglês e espanhol, assim como oficinas artísticas, ações de assistência social, consulta com dentistas e biblioteca. Além disso, o Senac vai promover cursos socioprofissionalizantes no local, com o objetivo de atrair alunos da rede pública de ensino e moradores das comunidades da região.
Já a Arena Carioca 3 disponibilizará cursos de inglês, espanhol, ações de assistência social e atendimento odontológico. Também haverá espaço para a prática de tênis de mesa, vôlei, futsal, ginástica artística, luta olímpica e basquete. O local ainda contará com os cursos do Senac e será o centro de treinamento da equipe masculina de vôlei do Sesc-Rj a partir da próxima temporada. As inscrições para os cursos ainda serão definidas. Informações no sescrio.org.br.