Imunização está disponível nos postos. Dia D será em 18 de agosto - Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Imunização está disponível nos postos. Dia D será em 18 de agostoMarcello Casal Jr / Agência Brasil
Por O Dia

Rio - A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em todas as unidades da rede de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde), por determinação do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda ampliou, nesta quarta-feira, o número de estações do MetrôRio que vão oferecer a vacina para a população alvo da campanha (idosos, gestantes, mulheres até 45 dias do parto, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, professores da rede pública e privada em atividade).

As estações da Carioca, Maria da Graça, Jardim Oceânico, General Osório e Botafogo vão oferecer a dose entre 9h e 16h. Na Pavuna e na Coelho Neto a vacinação será de 15h às 19h. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identidade e, quem tiver, deve apresentar também a caderneta de vacinação. Crianças de seis meses a quatro anos só podem ser vacinadas nas unidades de saúde.

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.

O objetivo da vacina é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe. Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

 

Você pode gostar