Missa de Corpus Chisti, na Igreja de Sant'Ana, com tapetes de sal - Gustavo de Oliveira
Missa de Corpus Chisti, na Igreja de Sant'Ana, com tapetes de salGustavo de Oliveira
Por

Rio - Religiosos estão dedicados desde a madrugada à confecção dos tradicionais tapetes de sal, pétalas, café e outros produtos coloridos na maioria das cidade. Mensagens de paz e fé em forma de obras de arte tomam conta das ruas. Por causa da greve dos caminhoneiros, em São Gonçalo, cidade famosa por fazer os maiores tapetes da América Latina, recebeu os produtos em caminhões com escolta. Mas está garantida a tradição do feriado de Corpus Christi. As solenidades estão confirmadas na Igreja Matriz de São Gonçalo, região metropolitana, e na Igreja de Sant'Ana, no Centro do Rio, a partir das 8h e 10h.

Em São Gonçalo, o tapete terá cerca de dois quilômetros de extensão. A Guarda Municipal acompanhou a chegada das 70 toneladas de material para fazer os 240 painéis.

São esperadas cinco mil pessoas de acordo com o padre André, organizador da solenidade há quatro anos. "Às 20h (de ontem) as pessoas já começam a chegar para fazer suas homenagens, desenham o tapete, trazem seus lanches. É um clima de muita fraternidade", relata.

Na Cidade do Rio, a primeira missa do dia será realizada na Igreja de Sant'Ana pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 10h, encerrando a Semana Eucarística.

A solenidade tem continuação à tarde com concentração na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, ainda no Centro, às 15h. Em seguida, será realizada a procissão até a Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile.

Na Catedral, por fim, Dom Orani fará a bênção do Santíssimo e presidirá a Santa Missa. A congregação cristã coincide com o fim da campanha da Arquidiocese do Rio 'Doe um Sorriso', cuja proposta consiste na doação de produtos de higiene pessoal aos detentos da cidade. As doações podem ser entregues em todas as paróquias do Rio, na Catedral Metropolitana de São Sebastião ou nas sedes dos vicariatos, e serão encaminhadas pela Arquidiocese do Rio aos presídios da cidade.

Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção divulgou o cancelamento da confecção dos tapetes de sal nas festividades de Corpus Christi.

Você pode gostar
Comentários