Fachada da Cadeia Pública de BenficaFoto de Maíra Coelho / Agência O Dia
Por Agência Brasil
Publicado 04/05/2018 03:47

Rio - Os presos que se encontram na Cadeia Pública de Benfica, na Zona Norte da cidade, inclusive grande parte de condenados ou investigados pela Lava Jato, serão transferidos para o presídio de Bangu 8. A decisão foi divulgada, nesta terça-feira, em decreto assinado pelo interventor na segurança do Rio, o general Walter Braga Neto.

Segundo o decreto, que define mudanças em 12 unidades prisionais do estado, o motivo da transferência dos detentos é a necessidade de flexibilizar o fluxo entre presos das unidades prisionais, “prestigiando os critérios de segurança e o da diminuição das que se encontram superlotadas”.

Já a cadeia de Benfica passará a ser classificada como presídio e absorverá os presos condenados do sexo masculino, que tenham sido processados pela Justiça estadual, em regime fechado.

Data não divulgada

Complexo de Gericinó, em BanguAgência O DIA

O local foi reformado durante o governo de Luiz Fernando Pezão, com acomodações mais confortáveis, e passou a receber réus e condenados da Lava Jato, incluindo o ex-governador Sérgio Cabral, sua esposa, Adriana Anselmo, o ex-governador Anthony Garotinho, e diversos ex-secretários e funcionários de Cabral.

A data da transferência dos presos da Lava Jato não foi divulgada pela Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) “por motivos de segurança”.

A cadeia de Benfica já foi o Batalhão Especial Prisional (BEP), local reservado para policiais envolvidos em crimes e delitos, que acabou desativado por causa das inúmeras regalias dos presos, que incluíam festas com bebidas alcóolicas e até a presença de mulheres.

Mas, após a extinção do BEP, as facilidades continuaram com os presos da Lava Jato, que tinham até uma sala especial com televisão de tela plana e home theater, além de desfrutaram de alimentação diferenciada, que incluía camarões e queijos especiais.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias