Por O Dia
Publicado 14/05/2018 11:54

Rio - O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta segunda-feira, uma empresária por manter uma empregada doméstica como escrava dentro de um apartamento, em Copacabana, Zona Sul do Rio. O caso ocorreu entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011. Segundo relatos, a mulher manteve a vítima trancada na área de serviço por uma semana, sem direito a circular pelos outros cômodos da casa ou se alimentar.

Na época, a empregada ficou doente e, de acordo com testemunhas, a denunciada considerou que, se ela não podia trabalhar, também não receberia salário nem se alimentaria. O MPF disse que a mulher xingava a vítima e "proibia que ela e outra funcionária se sentassem no sofá da sala para assistir TV, alegando que teria que passar álcool caso o fizessem". 

O órgão destacou ainda que a jornada de trabalho era exaustiva. Começava às 7h e só terminava meia-noite, sem intervalo de descanso ou repouso semanal. "Para evitar que a vítima, que veio com ela de Brasília, fosse embora, a denunciada alegava uma dívida em função da venda de móveis para a trabalhadora. Alegava também que a vítima havia manchado blusas e quebrado itens da casa, o que seria descontado de seu salário. Fazia ainda ameças, afirmando que no Rio de Janeiro qualquer bandido bateria por R$ 50 e mataria por R$ 100", completou, em nota, o MPF.

O caso foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), em 2014, e a Justiça Estadual declinou a denúncia para a Justiça Federal. A ação foi remetida então ao MPF em abril de 2018, que denuncia novamente o crime e reitera a competência federal para o julgamento da ação.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias