Por O Dia

Rio - A prefeitura do município vai oferecer serviços neste sábado, durante uma ação comunitária na Vila Olímpica da Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O evento, que acontece das 8h às 17h, terá vacinação contra a gripe, emissão de documentos, inscrições no Cadastro Único e no Pronatec, exposição de empreendedores, corte de cabelo, orientação e prevenção de riscos e desastres, apresentação da banda da Guarda Municipal, assistência odontológica, agendamento de castração de animais, recebimento de denúncias via Conselho Tutelar, direito do idoso, entre outras atividades. A programação é voltada para pessoas de todas as idades.

O programa é uma iniciativa do Gabinete de Intervenção Federal e do Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada. De acordo com os organizadores, o objetivo é oferecer uma série de serviços à população das áreas beneficiadas pelas medidas emergenciais e estruturantes implementadas pela Intervenção Federal na Segurança Pública no Estado. Confira a programação de cada órgão municipal:

SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde  vai oferecer os serviços de vacinação contra a gripe (para o público-alvo da campanha), assistência odontológica, sessões de práticas integrativas, atividades de prevenção e combate às arboviroses, além de ações educativas para informar e orientar sobre o combate ao tabagismo. De acordo com a pasta, ao longo do dia, a população irá receber orientações sobre o programa social Bolsa Família. 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

A SMASDH vai oferecer: inscrição no Cadastro Único, no Pronatec e impressão da Identidade Jovem, programa que permite aos jovens ter descontos em espetáculos culturais; inscrição de jovens para acesso aos serviços de convivência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS); divulgação dos canais de denúncia sobre violação dos direitos humanos; exposição de empreendedores; corte de cabelo, trança e unhas; informações sobre os projetos da Secretaria, distribuição de folhetos sobre utilização das Casas de Convivência e serviços para idosos.

SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA

A Subsecretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Seop), vai participar da ação com duas tendas informativas sobre noções de prevenção de riscos e desastres, demonstração de equipamentos utilizados pelos técnicos nas vistorias, mapa de vulnerabilidades da região e panfletagem. Já a Guarda Municipal será representada pela sua banda, que levará ao público um repertório com sucessos da música popular brasileira, além de hits internacionais.

COMLURB

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana estará presente com um posto de coleta seletiva, em que a população poderá descartar jornais, revistas, papelão, embalagens PET, copos de plástico, alumínio, ferro, fios, latas de bebidas, embalagens de leite em pó e conservas, copos, garrafas e recipientes em geral de vidro.

Segundo a Comlurb, o objetivo é conscientizar os moradores, empregando ações que beneficiam o meio ambiente e que sirvam de transformação social para as cooperativas de catadores. Uma equipe vai fazer o controle de vetores, inspecionando bueiros e imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combater roedores. 

SUBSECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Orientações sobre concessão de passe livre, dicas de empregabilidade e outros direitos destinados a pessoas com deficiência.

SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Apta a vacinar mil animais contra a raiva.

SUBSECRETARIA DE BEM ESTAR ANIMAL

Fará agendamento de castração na região.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Distribuição de livros e contação de histórias.

SECRETARIA DA CASA CIVIL

Fará emissão de CPF (Cadastro de Pessoa Física) – primeira e segunda vias, além de alteração de cadastro.

CONSELHO TUTELAR

Orientação e recebimento de denúncias.

Você pode gostar