Por O Dia

Rio - A Secretaria de Conservação e Meio Ambiente montou o primeiro Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica do Brasil, no Parque de Madureira. O Cemapo terá duas salas com capacidade para 40 alunos e infraestrutura para cursos voltados ao tema da agricultura urbana. Haverá também horta demonstrativa e estufa para aulas práticas, além de três engenheiros agrônomos e equipe que vão administrar o local.

O prédio, localizado na entrada 9 do parque (altura de Honório Gurgel), é sustentável, com paredes e telhado verdes. O Núcleo de Treinamento Rural do Centro planeja manter programação dinâmica e vai oferecer capacitação em técnicas de processamento mínimo de alimento e de plantio de hortas em pequenos ambientes e reaproveitamento integral de alimento, inclusive dentro de residências, entre outros.

A ideia é que o Centro se torne referência da agricultura para o município. Aulas de jardinagem e horticultura serão as primeiras. Já estão previstas oficinas de hortas caseiras com crianças de turmas das Escolas Municipais localizadas no entorno do Parque Madureira. Em um segundo momento, os cursos serão abertos à comunidade, sempre gratuitos.

 

Você pode gostar
Comentários