Por O Dia

Rio - Seis candidatos disputam a eleição para prefeito e vice em Cabo Frio neste domingo. Marquinho Mendes (MDB), que venceu em 2016 com 44% dos votos, concorre novamente e polariza disputa com o candidato Doutor Adriano (Rede), segundo colocado em 2016 (22%) que também concorre. Rafael Peçanha (PDT), Cristiane Fernandes (PSDB), Leandro Cunha (Psol) e Carlão (PHS) seguem no páreo. Os eleitos assumirão mandato até dezembro de 2020. As eleições suplementares vão de 8h às 17h. A expectativa é que o resultado seja divulgado por volta das 18h.

A nova eleição está sendo motivada por uma retroatividade da Lei da Ficha Limpa, que pune com oito anos de inelegibilidade candidatos condenados pela Justiça Eleitoral. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a punição vale para casos anteriores a 2010, quando a lei foi sancionada. É o caso do ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, que em 2008 ficou inelegível por causa de propaganda indevida. A condenação inicial venceu em 5 de outubro de 2011, liberando Marquinho para as eleições de 2014 (em que foi eleito deputado federal) e de 2016 (eleito prefeito de Cabo Frio).

Com a mudança das regras em 2018, a condenação de Marquinho passou a valer até 5 de outubro 2016. Por causa de três dias, a eleição de 2016 foi cancelada em abril deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi decretado novo processo suplementar.

Candidatura formal

Na quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) confirmou o indeferimento da chapa da coligação 'Cabo Frio Não Pode Parar', formada por Marquinho e a vice Rute Schuindt (MDB). O candidato recorreu ao TSE e, até o julgamento, sua candidatura transcorre normalmente no município.

De acordo com o IBGE, Cabo Frio possui cerca de 216 mil habitantes. Desse total, o TSE informa que pouco mais de 147 mil são eleitores e devem participar da votação amanhã. No município, serão utilizadas 467 urnas, sendo 60 de contingência. Já em Rio das Ostras, serão 296 urnas, 37 de contingência.

Para votar neste domingo, eleitores não precisam levar o título, apenas documento com foto.

Seis políticos no páreo em Rio das Ostras
Publicidade
Os quase 85 mil eleitores de Rio das Ostras deverão escolher entre cinco candidatos amanhã: Deucimar Talon (PRP), Marcelino da Farmácia (PV), Fábio Simões (PP) Flávio Poggian (PSD), Gelson Apicelo (PDT) e Winnie Freitas (Psol).
Em pesquisa realizada pelo Instituto RM Mariath, na semana passada, sobre a intenção de voto no município, Deucimar Talon (PRP) aparece como favorito, com 36%. Em segundo lugar, Marcelino da Farmácia (PV), com 25%.
Publicidade
Na cidade, a eleição suplementar foi convocada após afastamento do então prefeito Carlos Augusto Balthazar (MDB). Ele tentou concorrer novamente, mas teve seu registro indeferido e acabou desistindo da candidatura.
Você pode gostar
Comentários