Corpo foi achado na Rua Sotero dos Reis, na Praça da Bandeira - Divulgação
Corpo foi achado na Rua Sotero dos Reis, na Praça da BandeiraDivulgação
Por

Rio - A Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (Rio-Águas) completou 20 anos ontem. Vinculado à Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente, o órgão responde pela gestão das águas pluviais e do sistema de esgotamento sanitário e drenagens na cidade. Desde a sua criação, em 1998, o instituto já realizou a canalização de 19 quilômetros de rios, além de retirar milhares de toneladas de sedimentos desses cursos.

"É um privilégio fazer parte do corpo técnico da Rio-Águas, órgão de referência em termos de drenagem. Celebrar os 20 anos da fundação sendo presidente dela é ainda mais gratificante. A Rio-Águas é importante para uma cidade costeira como a nossa, que tem mais de 260 rios. Estamos falando de uma região que convive com os efeitos de chuvas fortes", afirma o presidente da Fundação Rio-Águas, Cláudio Dutra. Segundo ele, um diferencial do órgão público é a competência dos seus profissionais.

A fundação foi criada em 23 de junho de 1998 por meio da Lei 2.656. À época, a cidade ainda se recuperava das fortes chuvas de 1996, que atingiram todas as localidades da capital fluminense e causaram grandes estragos. As regiões mais afetadas, naquela ocasião, foram a Praça da Bandeira, no Centro, e toda a Zona Sul. De acordo com a Rio-Águas, já foram feitos cerca de 500 quilômetros de projetos técnicos desde então.

Principais obras

A lista de obras realizadas pela fundação é extensa. Entre elas, a construção dos maiores reservatórios de controle de enchentes em área urbana do país (Niterói e Praça da Bandeira), o projeto de macrodrenagem dos rios da Bacia de Jacarepaguá e o desvio do curso do Rio Joana, que é a maior obra de drenagem em túnel feita em uma cidade da América Latina.

Nessas últimas duas décadas, também foram realizados programas de saneamento. E a concessão do esgotamento sanitário de parte da Zona Oeste, a maior operação do tipo realizado no país. Especificamente nesse segundo caso, a Rio-Águas atua atualmente como regulador. Contribui, assim, para levar esgoto tratado a milhares de cariocas. Segundo dados do órgão, em apenas cinco anos, o tratamento de esgoto na região passou a atender mais de 500 mil pessoas.

 

Você pode gostar
Comentários