Estande ficará disponível durante um dos maiores eventos sobre o orgulho gay - Rodrigo Menezes/Parceiro/Agência O Dia
Estande ficará disponível durante um dos maiores eventos sobre o orgulho gayRodrigo Menezes/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Uma iniciativa do Detran e da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos vai permitir que travestis e transexuais tirem sua identidade social durante um dos maiores eventos sobre o orgulho gay, em Madureira, neste domingo. Um estande ficará disponível na Região Administrativa, localizada na Rua Carvalho de Sousa, 274, das 10h às 13h.

A Identidade Social é o documento de identificação do cidadão que deseja incluir seu nome social na carteira de identidade. Para obter o documento basta ter identidade já feita pelo Detran e levar a certidão de nascimento. O nome social, que é o nome escolhido para identificar o cidadão com o novo gênero escolhido, aparece em conjunto com o nome de nascimento.

"Mais do que fornecer documentos, o Detran é uma casa que defende a diversidade da sociedade e o acolhimento a todos os cidadãos. Por isso, reconhecemos e valorizamos a emissão da Identidade Social como uma conquista de toda a sociedade fluminense. Para desempenhar bem a nossa função, treinamos cerca de 200 funcionários para estarem atentos às necessidades de cada indivíduo", explicou o presidente do Detran Leonardo Jacob.

Uma vez acrescentado ao documento oficial, o nome social não pode ser modificado posteriormente.

 

Você pode gostar