Crivella, a primeira-dama do município, Sylvia Jane Crivella, e o presidente da Empresa Municipal de Informática/IPLANRIO, Fábio Pimentel, no lançamento do "Sentinela Carioca"Divulgação
Por O Dia
Publicado 08/06/2018 18:59 | Atualizado 08/06/2018 19:12

Rio - O prefeito Marcelo Crivella lançou, nesta sexta-feira, o programa Sentinela Carioca, que usará drones para serviços da Prefeitura e que também estão disponíveis para auxiliar na Segurança Pública. Entre as possibilidades de uso estão ações de Defesa Civil; atendimento ao 1746; licenciamento de estabelecimentos comerciais; operações de trânsito; meio ambiente e fiscalização dos transportes. 

"Hoje estamos dando um passo muito importante para melhorar a segurança da cidade e também a vigilância do meio ambiente, das obras ilegais, do comércio ilegal, do combate à poluição e à destruição das matas. E também para a gente vigiar melhor nossas praias e evitar afogamentos", destacou Crivella. 

Durante o lançamento do programa, foi apresentado um termo de referência para o chamamento de empresas e consórcios interessados em participar da licitação para contratação dos drones. O edital será publicado em até um mês, informou o presidente do Iplan Rio, Fábio Pimentel. 

A demanda da prefeitura é por 18 drones: oito do tipo 1 (mais simples); cinco do tipo 2; três do tipo 3; e dois do tipo 4 (mais complexos, caso dos drones anfíbios). A previsão de entrada em operação dos equipamentos, que serão alugados pela Prefeitura por um período de dois anos, renováveis por mais dois, é até o fim do ano. 

O contrato consiste na locação de drones e serviços de manutenção preventiva e corretiva, além de treinamento de profissionais, que serão capacitados para operação dos equipamentos. Esses profissionais serão da Prefeitura do Rio. Todas as normas e especificações para os drones de uso público serão validadas e reguladas pelos órgãos competentes, no caso: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além da Prefeitura.

 

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias