Rio - Procissões marítimas e por terra, missas, alvorada festiva. Este são os principais eventos que marcarão nesta sexta o Dia de São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Ele foi apóstolo e é conhecido por ter as 'chaves' dos céus, por isso, o associam ao santo do tempo. Há 113 anos é feita uma procissão marítima que une os fiéis da Capela de São Pedro de Niterói, em Jurujuba, de barco até o cais da Colônia Z8. A trajetória é feita com, em média, 40 embarcações que seguem a imagem de São Pedro até o Museu de Arte Moderna (MAM). Os pescadores devotos navegam com suas famílias como um ato de agradecimento e proteção.
A capela inicia as comemorações às 5h com alvorada, logo após, a primeira missa do dia é celebrada às 6h. Depois da procissão, as missas continuam durante todo o dia. À noite tem festa junina nesta sexta, sábado e no domingo.
Louvores ao santo continuam em diversas regiões. Na Paróquia de São Pedro do Encantado, Zona Norte do Rio, a expectativa é de receber 6 mil pessoas por dia no final de semana. Outros festejos também acontecem pelo Rio em prol do religioso.
Em Arraial do Cabo, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem missa, nesta sexta, às 10h30, na Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos. Em seguida, haverá uma procissão marítima até a pedra onde fica a imagem de Nossa Senhora dos Remédios. Em Paraty, o convite é para domingo a apartir das 10h. A saída da procissão será do Cais de Turismo de Paraty. Para os pescadores, terá concurso para escolha da embarcação mais bem enfeitada, celebração que se realiza desde 1963.
Em São Pedro da Aldeia, o final de semana também vai ser agitado. As comemorações começaram nesta quinta e vão até domingo.
Comentários