Detran-RJ adere ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) do Denatran. Com a novidade, a partir desta sexta-feira, motorista do Rio poderá receber infrações dos seus veículos por meio do aplicativoDivulgação
Por O Dia
Publicado 29/06/2018 15:40 | Atualizado 29/06/2018 22:38

Rio - O Detran aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Com a novidade, a partir desta sexta-feira, o motorista do Estado do Rio de Janeiro poderá receber infrações dos seus veículos por meio do aplicativo. A nova forma garantirá ao usuário descontos de até 40% no pagamento de multas emitidas pelo Detran a partir da adesão ao sistema.

Para aderir ao sistema, o cidadão deverá fazer o seu cadastro no site do Denatran e baixar o aplicativo SNE no telefone celular por meio das lojas virtuais Google Play e App Store. Com a adesão, o cidadão deixará de receber as multas do Detran pelo meio físico e receberá todas as notificações do Detran de forma eletrônica.

Ao receber as multas, o cidadão poderá visualizar todos os detalhes de cada infração no próprio aplicativo. Caso o cidadão assuma a ocorrência e abra mão de recorrer, poderá emitir o boleto de pagamento com desconto de 40%. Caso não opte e queira recorrer, os procedimentos continuam os mesmos. No aplicativo SNE, o cidadão poderá inserir e excluir os seus veículos a qualquer momento.

“O SNE é uma importante ferramenta tecnológica que vai favorecer o cidadão fluminense. Além dos descontos, as pessoas terão acesso a todas as informações a qualquer momento em seu telefone. Com certeza, é mais uma modernidade a favor do cidadão. Esperamos que o maior número possível de órgãos autuadores faça a adesão”, disse Leonardo Jacob, presidente do Detran.

A despeito do benefício prometido, há quem questione a celeridade do invento. "Tem aplicativos que eu baixo e tem uma série de procedimentos até conseguir validar a vantagem. Então depende, porque se tiver muita burocracia é a maior perda de tempo", destacou o empresário Lucas Brum, 22, que estava em dúvida se baixaria o aplicativo SNE.

Já o motorista Mauro Roberto, 53, aprovou a novidade. "Acho válido. Hoje em dia tudo é digital, vai facilitar pra eles (Detran) e pra gente". Além da economia financeira, a digitalização das multas retira milhares de papéis de circulação. Ao todo, 15 estados, contando com o Rio de Janeiro e o Distrido Federal, já aderiram ao sistema do Denatran.

“Esta adesão é uma grande conquista para o Estado do Rio de Janeiro. O aplicativo facilita a vida do cidadão e o sistema de trânsito”, destacou Maurício José Pereira, presidente do Denatran.

Vale ressaltar que apenas as multas do Detran podem ser pagas neste sistema. As demais notificações de outros órgãos autuadores, como prefeituras municipais, Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), continuam da forma tradicional, sendo recebidas via Correios. Para serem inseridos no aplicativo estes órgãos devem aderir ao sistema. O Detran vai oferecer a todos os municípios conveniados a possibilidade de aderir ao sistema. A adesão é facultativa.

Mais informações sobre o Sistema de Notificação Eletrônica: https://servicos.serpro.gov.br/sne/

CNH começa a valer neste domingo

A partir deste domingo, a carteira de habilitação eletrônica (CNH-e) passa a valer oficialmente, idêntica à impressa, que segue sendo emitida. Ou seja, os cidadãos não podem mais ser multados caso apresentem a identificação eletrônica, pelo celular.

Isso porque os órgãos autuadores no trânsito, responsáveis pela fiscalização, têm até amanhã para se adaptar à tecnologia QR Code sensor de resposta rápida. O prazo foi estipulado pelo Denatran e o Detran-RJ está se adequando à inovação desde setembro. No Rio, a CNH digital já é válida desde 1º de junho.

Para solicitar a CNH-e, é necessário emitir uma segunda via da carteira impressa, no formato atualizado, contendo o QR Code. O cidadão precisa ainda fazer um cadastro no site do Denatran e comparecer ao Detran para checar seus dados. Por último, basta baixar o aplicativo oficial 'CNH digital', contendo o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Em casos quando o motorista for abordado em uma blitz, se ele só tiver a CNH-e, mas com o celular descarregado, o agente público pode aplicar uma infração.

Pelo aplicativo da carteira digital também é possível conferir os pontos da habilitação e ser avisado sobre seu vencimento.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias