Por O Dia

Rio - Filmes produzidos em oito escolas da Prefeitura estão no Anima Mundi 2018, o maior festival do gênero da América Latina que chega à sua 26ª edição. Com curtas e longas de renomados produtores do Brasil e do exterior, o evento vai agitar cinco espaços culturais cariocas de 21 a 29 de julho, e segue para São Paulo com atividades de 1º a 5 de agosto. As animações criadas por alunos e professores da rede municipal do Rio estão entre os 42 vídeos selecionados na categoria Futuro Animador, que conta com trabalhos de países como Argentina, Portugal, Bélgica, Canadá, Síria, Turquia e Colômbia.

Na Escola Municipal Levy Miranda, na Pavuna, os sentimentos e incertezas de uma aluna foram parar na animação “Os cabelos de Jamily”. O filme é resultado do projeto “Solta esse Black”, que trabalha a autoestima de estudantes com características afro-brasileiras, auxiliando a vencer situações de preconceito e racismo. Aos 13 anos, Jamily Irineu, que inspirou o filme, cortou as madeixas, enfrentou o medo de sofrer bullying, deixou o cabelo crescer totalmente sem química e aprendeu os cuidados necessários para usá-lo ao natural.

"A animação reproduziu todos esses momentos. Muitas alunas têm cabelo estilo black power, mas sequer conheciam a textura dos fios quimicamente alisados desde a infância. Em dois minutos passamos uma mensagem de uma menina negra massacrada por padrões estéticos", explicou a professora Pâmela da Silva, coordenadora do projeto.

Pela parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Anima Escola, criado pelo Anima Mundi, professores da rede de ensino do Rio participam de cursos e oficinas para a produção de filmes de animação em sala de aula. Como prêmio, os que tiveram seus trabalhos selecionados poderão fazer os cursos oferecidos pelo projeto ao longo do ano para a produção de novas animações.

 

Você pode gostar