Obra de urbanização é concluída em Acari

Rede de água e esgoto, 13 ruas pavimentadas e área de lazer é entregue à comunidade

Por O Dia

Obra de urbanização é concluída em Acari
Obra de urbanização é concluída em Acari -

Rio - A urbanização do Parque Unidos, em Acari, na Zona Norte do Rio, foi inaugurada nesta quinta-feira. Com a conclusão da obra, os moradores passaram a contar com serviço de drenagem pluvial, esgotamento sanitário e água encanada. Também foram feitas a pavimentação de 13 ruas, com asfalto e concreto, a colocação de calçadas, a instalação de novos postes de iluminação, além de áreas de lazer, com Academia da Terceira Idade (ATI), parquinho para as crianças e dois campos de futebol.   

A obra de urbanização em Acari, que faz parte do programa Favela Bairro, durou um ano e meio. Nas 13 ruas que ganharam pavimentação moram cerca de 600 famílias, em um total estimado de 2.400 pessoas. O investimento foi de R$ 12 milhões, com 50% financiados pelo BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

"O alcance social é enorme. A pessoa que tem aqui sua vida e seu patrimônio hoje viu isso se multiplicar. Uma coisa é ter uma casa numa comunidade que não tem água, não tem esgoto, não tem drenagem pluvial. Outra coisa é morar numa área com infraestrutura", comentou o Prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

Os moradores comemoram a entrega da obra. "Acabou o pé na lama", disse Cosme de Souza, de 60 anos, 35 deles como morador da comunidade. "Antigamente, essas ruas eram todas de barro, e agora a gente pode caminhar sem risco de ficar com o sapato atolado".

Vizinhos do “seu” Cosme comentaram também que um dos campos de futebol era um terreno tomado por mato, lixo e mosquitos. Eles festejaram o fato de poderem agora abrir a janela das casas próximas sem sentir cheiro ruim ou correr risco de levar picadas de insetos. Além, claro, de terem mais uma opção de divertimento. Na manhã desta quinta, crianças já jogavam bola ali, e outras, menores, aproveitavam o playground com balanços, escorregas e gangorras. 

Últimas de Rio de Janeiro