O Cantos de Leitura, em Itaguaí, busca proporcionar o contato de catadores de material reciclável e de toda a comunidade com a literatura 
  - DIVULGAÇÃO
O Cantos de Leitura, em Itaguaí, busca proporcionar o contato de catadores de material reciclável e de toda a comunidade com a literatura DIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio- A Cooperativa de Reciclagem de Itaguaí, na Baixada Fluminense, vai ganhar amanhã, o 'Cantos de Leitura',  biblioteca comunitária idealizada pela Ball, fabricante de latas. A unidade de leitura será instalada na sede da própria cooperativa e incluirá espaços especiais com mesas e cadeiras, ambientação lúdica e brinquedos educativos.

O acervo já contará com cerca de 1,2 mil livros, com títulos da literatura brasileira e universal sob o pilar da diversidade e inclusão com edições em braile e audiobooks.

“A Ball busca desenvolver projetos que auxiliem na educação daqueles que são a base da cadeia de reciclagem do Brasil. Sabemos da importância que os catadores têm para as cidades e o meio ambiente, por isso queremos proporcionar uma capacitação melhor desses profissionais e seus familiares, pois com educação podemos ter um país mais consciente”, comentou Thaís Moraes, Gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul. 

A escolha de Itaguaí como sede do projeto no Rio de Janeiro se deu após um estudo minucioso sobre a região. De acordo com o IBGE, a população estimada de Itaguaí é de 122.369 pessoas, estando na 92º posição no ranking de cidades com maior índice de mortalidade infantil do Estado do Rio de Janeiro. O município está localizado em uma região adjacente a uma das fábricas da Ball no Estado, mais especificamente no bairro de Santa Cruz. 

“Como o número de bibliotecas no Brasil ainda é muito baixo, a ideia com a criação do espaço é proporcionar um ambiente de leitura e educação para todos da comunidade”, destaca Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Além de Itaguaí, outras seis bibliotecas já foram inauguradas em outras cooperativas: Reciclázaro (SP), Aliança (AM), Cooperfênix (DF), Pró-Recife (PE), Agentes Ecológicos de Canabrava (SAA) e Reciclando Pela Vida (POA).

A ação é realizada pela Rede Educare, que atua na criação e captação de recursos para projetos sociais e culturais, e patrocinada pela Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, líder global na fabricação de embalagens de alumínio para bebidas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Você pode gostar