Rio - O prefeito Marcelo Crivella vai prorrogar o Programa Centro Presente por mais três meses. A decisão será publicada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) no Diário Oficial dessa quarta-feira. A manutenção da parceria da Prefeitura, governo do estado e iniciativa privada vai garantir o reforço na segurança no Centro. Até setembro, período da prorrogação, a Prefeitura vai estudar novas formas de manter o programa responsável pela redução dos índices de criminalidade na região.
Os recursos do município serão utilizados no pagamento do salário dos policiais e de despesas administrativas e operacionais. Crivella reforçou a importância de manter a operação.
O Centro Presente tem o objetivo de coibir roubos e furtos, o consumo e comércio de drogas, e ainda promover o ordenamento urbano nas áreas patrulhadas. Além disso, também realiza ações sociais com o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. O reforço no patrulhamento é feito diariamente por 544 policiais militares e agentes civis (reservistas) em dois turnos. A atuação abrange as regiões da Praça Mauá, Candelária, Praça XV, Largo da Carioca, Rua Uruguaiana, Sete de Setembro e Avenida Presidente Vargas até a Central do Brasil, entre outras áreas. As equipes utilizam câmeras para filmar as abordagens e são monitoradas por GPS, dando mais credibilidade às ações. A operação funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e sábado e domingo, das 8h às 20h.
Diversos órgãos atuam de forma integrada à operação: Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Gabinete de Intervenção Federal, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes, Superintendência Regional do Centro e Comlurb.