Estações do BRT são alvos constantes de vandalismo - DIVULGAÇÃO
Estações do BRT são alvos constantes de vandalismoDIVULGAÇÃO
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Guardas municipais do Rio, enfim, agirão nos corredores BRT com o objetivo de aplicar multa para quem der calote e depredar o sistema. Os agentes farão parte de um setor específico a ser criado na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) dentro do Programa Rio+Transporte, pacote de melhorias nos ônibus da cidade que a prefeitura apresentará hoje no Museu de Arte do Rio. A informação foi obtida com exclusividade pelo DIA.

A Coordenadoria de Combate à Evasão Tarifária (CCET) entrará em ação após a implantação de uma campanha publicitária de conscientização aos usuários, que durará 30 dias nas estações do BRT. "O prefeito Marcelo Crivella recomendou uma solução para minimizar este grave problema. O objetivo principal da CCET será reduzir os índices de evasão de usuários do BRT, além de inibir o vandalismo de estações, oferecendo mais conforto e segurança aos passageiros e ampliando as condições de operacionalidade do sistema", explicou o secretário Paulo Amendola.

O setor tem amparo nas leis municipais 6.299/2017 e 6.380/2017, de autoria do vereador Felipe Michel (PSDB). A primeira, sancionada em dezembro, prevê multa de R$ 170 para quem for flagrado usando o BRT sem pagar, valor aumentado pela metade em casos de reincidência. Já a segunda, publicada em junho deste ano, determina multa de R$ 5 mil ao usuário que depredar o sistema, acrescida de 50% para reincidentes, mais o reparo.

A Guarda atuará como no VLT, com a notificação mediante a constatação da infração, podendo o usuário apresentar recurso. O infrator que não pagar a multa poderá ter o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito e na dívida ativa do município. Segundo o Consórcio BRT, os calotes subiram de 41 mil por dia, em 2016, para 72 mil/dia, em 2018 (alta de 75%).

O Programa Rio+Transporte prevê soluções tecnológicas e de segurança para os ônibus do município. Também será anunciada a nova padronização, com cores diferentes por empresa para ajudar os usuários a identificar melhor as linhas. Outra novidade que será apresentada é um veículo da nova frota, que será totalmente reformada até 2020: com ar-condicionado, Wi-Fi e entradas de USB em cada assento.

Você pode gostar
Comentários