Marcelo Crivella  - Maíra Coelho / Agência O Dia
Marcelo Crivella Maíra Coelho / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, inauguram nesta segunda-feira, a primeira Clínica da Família na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. De acordo com a prefeitura, esta será a oitava unidade do tipo inaugurada na gestão de Crivella, e vai atender mais de dez mil habitantes da região. O evento também marcará a abertura da Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo para crianças de 1 a 4 anos no município.

A Clínica da Família José Neves — homenagem a um antigo morador, falecido em 2013 e que fundou a Associação de Moradores União Comunitária Cidade de Deus — amplia a cobertura de Saúde da Família na chamada Área Programática 4.0 (Barra e Jacarepaguá) para 50,47%. Em todo o município, essa cobertura passa a ser de 70,6%.

A nova unidade estará apta a realizar, em média, 1.600 consultas médicas por mês. Vai oferecer consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, pré-natal, teste do pezinho, vacinação, curativos, planejamento familiar, vigilância em saúde e saúde bucal. A clínica também contará com três equipes de saúde da família e uma de saúde bucal. A equipe profissional será composta por três médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal, 14 agentes comunitários de saúde, um farmacêutico e um oficial de farmácia, além de pessoal administrativo.

Os moradores serão atendidos em um espaço com consultórios, sala de procedimentos/coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de raio-x e sala de ultrassonografia.

Sobre a vacinação

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo para crianças de 1 a 4 anos vai até 31 de agosto. As vacinas estarão disponíveis nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). Os locais de aplicação podem ser consultados, durante todo o período de vacinação, no site https://smsrio.org/subpav/ondeseratendido/. O Dia D de mobilização será em 18 de agosto.

Você pode gostar