Fiscalização da Vigilância Sanitária  - Divulgação
Fiscalização da Vigilância Sanitária Divulgação
Por O Dia

Rio - A Vigilância Sanitária divulgou agenda de cursos gratuitos em agosto voltados para profissionais de unidades escolares, casas noturnas, bares e restaurantes, clínicas médicas e odontológicas, salões de beleza, tatuadores, ambulantes, farmácias e profissionais de estabelecimentos que comercializam alimentos e serviços relacionados à saúde. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do órgão.

A manipulação de alimentos e prevenção de riscos de contaminação serão pautas de três cursos da Vigilância Sanitária este mês para os profissionais de unidades escolares (08 de agosto), casas noturnas (14 de agosto) e bares e restaurantes (15 e 21 de agosto).

Consultórios, clínicas médicas e dentárias são o público-alvo do curso "Processo de limpeza, desinfecção e esterilização instrumentais, conforme classificação", com aula no dia 17 de agosto.

Já o curso para salões de beleza será no dia 20 de agosto e vai oferecer orientações sobre a utilização correta dos materiais, o uso de cosméticos regularizados, a limpeza e desinfecção do ambiente, e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras.

Os proprietários e trabalhadores dos estúdios de tatuagem e piercing contam com um curso exclusivo para a área, que vai abordar a limpeza, esterilização e descarte adequado dos materiais, o uso de tintas regularizadas pela Anvisa, higienização do ambiente e a prevenção de doenças. O encontro está marcado para o dia 21 de agosto.

As indústrias que produzem alimentos também ganharam curso neste ano e vão poder receber orientações no dia 22. Já o curso para ambulantes será no dia 28 de agosto e terá como tema "Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos". O objetivo é orientar os participantes sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados, com a finalidade de diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida.

Fechando o mês, as farmácias também ganharam curso neste ano, sobre "orientações técnicas e licenciamento sanitário” que acontecerá no dia 29 de Agosto. As aulas fazem parte do investimento da Vigilância Sanitária do município, para trabalhar mais a prevenção e, assim, minimizar os riscos à saúde dos cariocas. Somente neste ano foram capacitadas 7.301 pessoas, em 285 cursos oferecidos. No ano passado foram 12.844 pessoas em 1.213 cursos.

Todas as aulas serão ministradas no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar, no Centro, e tem capacidade para 50 pessoas. Os interessados em participar podem se informar pelo telefone 2224-4606 e se inscrever pelo site www.prefeitura.rio/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha de inscrição e enviar pelo e-mail [email protected]

Você pode gostar