Parte de material apreendido durante operação das Forças de Segurança em Campos - Divulgação
Parte de material apreendido durante operação das Forças de Segurança em CamposDivulgação
Por O Dia

Rio - A operação das forças de segurança contra traficantes em bairros de Campos, no Norte Fluminense, tinha, até o início da tarde desta quinta-feira, mais de 30 presos e 100 casas ocupadas pelos criminosos recuperadas, além da apreensão de pelo menos 20 quilos de pasta base de cocaína. Segundo o MPRJ, as residências de conjuntos habitacionais foram invadidas por traficantes de drogas da região, que expulsaram os moradores para usar os locais como depósito de armas e de drogas, ponto de venda de entorpecentes e abrigo para os seus comparsas. 

As casas populares, localizadas nos conjuntos habitacionais Codin, Eldorado, Novo Eldorado, Parque Aeroporto, Parque Prazeres, Parque Santa Clara e Santa Rosa, foram invadidas e seus moradores ameaçados. Segundo as investigações, quem se recusava a sair das casas eram executados.

A maioria dos moradores que teve suas casas invadidas não prestou queixa às autoridades policiais com medo de represálias, fazendo com que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP, oficiasse a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Campos a listagem das casas invadidas, afim de que o Poder Público pudesse agir em prol das famílias prejudicadas.

A região é dominada pelo tráfico e inúmeros homicídios e tentativas ocorreram, segundo o Ministério Público. Desde janeiro até o início de agosto foram registradas na 146ª DP (Campos) 154 vítimas de tentativas de homicídio e 120 vítimas de homicídio, todas com ligação com o tráfico de drogas.

Mais de 800 agentes das forças de segurança participam da ação na área que abrange aproximadamente 15 mil habitantes. A operação também cumpre 126 mandados de busca e apreensão e conta com homens das Forças Armadas, policiais militares e civis, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e com o Ministério Público do Rio (MPRJ).

Militares das Forças Armadas participaram da operação em Campos - Divulgação
 

De acordo com o Comando Conjunto da intervenção federal na segurança do Rio, as Forças Armadas atuam no isolamento e controle do perímetro externo das comunidades. A PM opera no interior, verificando denúncias de ostensividade criminosa. A Polícia Civil cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão. E a PRF apoia no bloqueio e controle do tráfego das rodovias federais da região.

As ações envolvem também a revista de pessoas e de veículos, a checagem de antecedentes criminais e a remoção de barricadas erguidas por criminosos.

Você pode gostar