A velocidade máxima na avenida, ao lado das obras, é de 50 km/h - Divulgação
A velocidade máxima na avenida, ao lado das obras, é de 50 km/hDivulgação
Por O Dia

Rio - Com a justificativa de garantir a segurança no trecho de obras da Avenida Brasil, para implantação do BRT, entre Cordovil e Bonsucesso, seis radares de velocidade máxima de 50 km/h foram instalados ontem na via. Segundo a Cet-Rio, os equipamentos estão em fase de implantação e devem entrar em operação nos próximos dias, após a aferição.

Para informar os motoristas, no mesmo trecho foram colocadas 113 placas de sinalização 24 de velocidade e 89 de advertência , 952m² de pintura, que indicam também a passagem entre as pistas (central e lateral), e 67 postes para fixação de placas de sinalização baixas. Também foram implantados refletores de luz. Os serviços custaram cerca de R$ 115 mil.

Com a promessa de que seria entregue ainda neste ano, o BRT Transbrasil, que teve a primeira fase de obras em 2014, só deve ficar na metade do ano que vem. Depois da última paralisação, em março, os trabalhos foram retomadas no início deste mês. Ontem, operários iniciaram ações para a drenagem na altura de Ramos. Uma galeria para deságue com 1,2 mil metros de diâmetro será instalada em frente ao Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, entre as passarelas 13 e 14. De acordo com a prefeitura, essas obras vão acabar com os pontos de alagamento que se formam em dias de chuva forte.

No próximo mês, o município lançará edital de licitação para a construção de três terminais rodoviários para o corredor: Deodoro, Missões e Margaridas, que, juntos, custarão R$ 200 milhões. O dinheiro será do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os três terminais serão concluídos em até 18 meses.

Com 39 km de extensão, o corredor Transbrasil vai ligar o bairro de Deodoro até a Central do Brasil. O projeto inicial previa um trajeto até o Caju, mas a prefeitura conseguiu aprovar ampliar a linha sem que o orçamento fosse alterado.

Você pode gostar
Comentários