Professor Pablo Hernandez ressalta o uso de filmes para compreensão do mundo contemporâneo - divulgação
Professor Pablo Hernandez ressalta o uso de filmes para compreensão do mundo contemporâneodivulgação
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - A menos de três meses para o Enem, em meio a ansiedade comum e aquele frio na barriga, os estudantes se preparam para a reta final das provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. Professores ouvidos pelo DIA, dão dicas de como os alunos devem se portar até lá. A recomendação é focar nos simulados e fazer exercícios de revisão do conteúdo.

Para começo de conversa, manter o foco e um bom planejamento de estudos, com atenção especial para o conteúdo que já aprendeu, são fatores fundamentais para o sucesso. Felipe Kox, coordenador pedagógico do Elite Rede de Ensino, afirma que o estudante deve estudar na mesma data a matéria da aula que assistiu.

"Assim ele fica com o conteúdo sempre em dia, especialmente nessa época. Treinar a resolução de questões e revisar conteúdos que costumam ser cobrados têm grande importância nesse período. Uma boa estratégia é resolver listas de exercícios focadas em assuntos relevantes", aconselha.

Na hora da prova, a dica de Kox se resume em uma palavra: tranquilidade. "A tensão pode ser uma grande inimiga na hora do exame. Para isso, planejar o tempo de prova tem relevância. Treine tempo. O método de correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) que gera pontuações maiores para as provas mais coerentes. Não gaste a maior parte do tempo em questões difíceis para ter de chutar as fáceis e médias", adverte.

Fazer redações diariamente é outra dica importante. Já que em algumas instituições, públicas e privadas, a nota da redação é usada como critério de desempate para definir a colocação de candidatos ou distribuir bolsas de estudos. Para se manter atualizado, o professor do Notre-Dame, no Recreio, Pablo Hernandez indica filmes para atividades em aula. "É uma relação muito importante para a compreensão do mundo contemporâneo".

Candidatos que quiserem testar seus conhecimentos podem fazer simulados de graça hoje e no dia 26 de agosto, pelo QG do Enem. A ferramenta para a preparação dos alunos será no formato TRI. Para participar, o estudante precisa se cadastrar no site www.simuladotri.enem.com.br. O gabarito comentado será disponibilizado nas segundas-feiras pós-provas.

ORIENTAÇÕES
Publicidade
TIRE DÚVIDAS
Aproveite o tempo das aulas para assimilar o conteúdo, prestando atenção e copiando a matéria. Tome cuidado com as distrações, principalmente o celular. Utilize as aulas e a presença do professor para sanar todas as suas dúvidas.
Publicidade
FAÇA SIMULADOS
Ao fazer simulados, o candidato utiliza uma excelente ferramenta diagnóstica, que auxilia na definição de quais matérias precisam de mais estudos.
Publicidade
CRIE PLANEJAMENTO
Elabore metas semanais, pois assim fica mais difícil de se perder em meio ao conteúdo denso. Priorize tópicos que mais pesam na prova e que você tem mais dificuldade.
Publicidade
COMECE PELO SIMPLES
Não inicie os estudos pelos exercícios mais complicados, porque é importante construir uma boa base antes de avançar para os mais difíceis. A melhor maneira de estudar é focar na teoria e na resolução dos exercícios, em nível crescente de dificuldade.
Publicidade
FIQUE ATUALIZADO
A leitura de jornais, revistas e conteúdo da internet é indispensável para o candidato se preparar para produção dessa redação. Será preciso ter criatividade e conhecimento para propor soluções fundamentadas.
Publicidade
CUIDE DA SAÚDE
A saúde física e mental pode afetar diretamente os estudos. Por isso, é preciso dormir bem (entre seis e oito horas) e cuidar da alimentação.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários