Em uma das oficinas da UnATI, idosos exercitam psicomotricidade - DIVULGAÇÃO
Em uma das oficinas da UnATI, idosos exercitam psicomotricidadeDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio - A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Uerj completa 25 anos no sábado com uma série de atividades já a partir desta terça-feira. Debates, palestras e apresentações culturais vão tomar conta do campus da universidade no Maracanã. Os eventos do Jubileu de Prata da instituição vão até quinta-feira e são abertos ao público, com entrada franca.

"Comemoraremos em grande estilo o aniversário de uma senhora universidade. Para isso queremos discutir o idoso de forma inversa ao pensamento predominante na sociedade. Muitos acreditam que as pessoas da terceira idade têm que ficar em casa, no seu canto, assistindo televisão alheios ao que acontece, quando na verdade é o contrário", afirmou o médico Renato Veras, criador da UnATI. "No nosso projeto, cerca de 3 mil idosos participam de diversas atividades e oficinas e permanecem ativos", garantiu.

A abertura oficial das comemorações será às 10h de hoje, com uma missa na Capela Ecumênica da Uerj. Já amanhã, como parte do aniversário, será realizada palestra com o médico e presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil, Alexandre Kalache. Além disso, serão lembrados os 25 anos de trajetória do programa voltado para pessoas acima dos 60 anos.

"Quando comecei com o projeto da UnATI em 1993, muitos diziam que eu era completamente louco. A visão sobre o envelhecimento e longevidade era muito diferente da atual. Publicamos diversos artigos sobre o tema e mostramos que o Brasil ia envelhecer com novos desafios. Para dar um exemplo, uma pessoa que descobre uma hipertensão aos 35 anos pode viver até os 80 ou 90 anos com qualidade", constatou o médico Renato Veras.

A expectativa é que pelo menos 800 pessoas compareçam ao aniversário de 25 anos da UnATI. Com exceção da missa, toda programação será realizada no Teatro Odylo Costa Filho, na Uerj.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
Publicidade
HOJE
10h - Missa na Capela Ecumênica
Publicidade
AMANHÃ
10h - Mesa de Abertura
Publicidade
11h - Palestra: 'A Revolução da Longevidade e Como Responder a Ela'
13h - Mesa Redonda: 'Retrospectiva dos 25 Anos da UnATI na visão de sua coordenação'
Publicidade
16h - Encerramento
QUINTA-FEIRA
Publicidade
10h - Movimento Cultural 'O Grande Circo Místico' da UnATI-Uerj, com apresentação dos professores e alunos das oficinas
12h - Entrega das Placas em homenagem aos 25 anos da UnATI
Publicidade
13h - Coquetel de encerramento do evento
Você pode gostar
Comentários