O paulista Luis Silva e a baiana Clarissa Macedo vão falar sobre influências na literatura e processo criativo - Divulgação
O paulista Luis Silva e a baiana Clarissa Macedo vão falar sobre influências na literatura e processo criativoDivulgação
Por O Dia

Rio - A Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, vai receber nova edição do Arte da Palavra Rede de Leituras. Na próxima terça-feira, dia 28 de agosto, o projeto reunirá os autores Luiz Silva, mais conhecido como Cuti, e Clarissa Macedo para um grande bate-papo com os leitores. A entrada é gratuita.

Nascido em Ourinhos, interior de São Paulo, Cuti já publicou vinte títulos individuais, em gêneros variados poesia, conto, teatro e ensaio. O autor também foi um dos fundadores do Cadernos Negros (1978) e do grupo Quilombhoje (1980). Já Clarissa Macedo é baiana e publicou os livros 'O Trem Vermelho que Partiu das Cinzas' e 'Na Pata do Cavalo há Sete Abismos' este último recebeu o Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia, em 2014, e foi traduzido para o espanhol e o inglês. No encontro, a dupla promete falar sobre o processo criativo e o atual momento da literatura brasileira.

Lançado em 2017, o Arte da Palavra Rede de Leituras tem como objetivo estimular a leitura entre os jovens e divulgar o trabalho dos autores brasileiros. O projeto também visa a troca de experiências e de ideias com o público, reunindo escritores de diferentes vertentes e gêneros da literatura nacional.

Já se apresentaram no Arte da Palavra Rede de Leituras autores de diversas partes do Brasil. Entre eles, como Luci Colin (Santa Catarina), Casé Lontra Marques (Espírito Santo), Cida Pedrosa (Pernambuco), Vanessa Trajano (Piauí), Nilton Resende (Alagoas), Lívia & Fred (RJ) e Lívia Nathalia (Bahia). O encontro da próxima terça vai ser realizado na Escola Sesc de Ensino Médio, que fica na Avenida Ayrton Senna, 5677, em Jacarepaguá.

Brasileiros leem pouco

A iniciativa do Sesc em promover o projeto Arte da Palavra Rede de Leituras tenta reverter o atual quadro da pouca leitura no Brasil. Recente pesquisa do Ibope apresenta números alarmantes. Conforme o levantamento, 44% dos brasileiros não leem, 30% nunca compraram sequer um livro. Entre os que adquiriram qualquer obra literária livros por vontade própria, 16% preferiram o impresso e somente 1% o e-book.

Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres leem mais do que os homens 59% delas são leitoras, enquanto 52% deles são leitores. A pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não. Tal número representa, segundo o instituto, 93% da população brasileira.

Você pode gostar
Comentários