Antiga sede do Ministério da Fazenda é implodida

No local, será erguido um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, com 120 unidades

Por O Dia

Antigo prédio da Fazenda na Mangueira foi implodido ontem. Lá, será erguido um condomínio com 120 unidades do Minha Casa Minha Vida
Antigo prédio da Fazenda na Mangueira foi implodido ontem. Lá, será erguido um condomínio com 120 unidades do Minha Casa Minha Vida -

Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, acionou neste domingo o detonador para a implosão do antigo prédio do Ministério da Fazenda na Mangueira, Zona Norte do Rio. O edifício, no número 458 da Rua Visconde de Niterói, que era ocupado por 69 famílias, tinha problemas estruturais e foi ao chão em poucos segundos, após o uso de 60 kg de explosivos.

No terreno, será erguido um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida, com 120 unidades. O prazo de conclusão é de 18 meses. Os moradores serão reassentados nesse empreendimento, junto com outras famílias da própria comunidade em situação semelhante. O prédio é o segundo de cinco que serão demolidos para dar lugar a habitações populares do programa, uma parceria com o Governo Federal, via Caixa Econômica Federal.

"Hoje, fizemos a demolição do segundo prédio na comunidade da Mangueira. O primeiro foi o do IBGE e este agora usando 60 kg de TNT. Vamos construir aqui unidades do Minha Casa Minha Vida. Depois desse prédio, vamos demolir o antigo prédio da Alcoa, com uma antiga ocupação também. Depois será a vez do Red Indian. Aí nós terminamos com as demolições por explosivos e vamos começar a obra", disse o prefeito, após acionar o detonador que demoliu o antigo prédio.

O trabalho de identificação de quem ocupava o antigo prédio da Fazenda foi iniciado dois meses antes da ação de desocupação. Quando houve a remoção, todas as famílias que viviam ali foram cadastradas e passaram a receber aluguel social. O pagamento dos dois primeiros meses foi feito antecipadamente para cada uma delas, no valor total de R$ 800.

"Serviços da Prefeitura já estão estabelecidos aqui na Mangueira, com escolas, postos de saúde, outros serviços, mas o problema eram pessoas morando em escombros, prédios antigos, sem manutenção, com riscos de desabamento. Gastamos aqui cerca de R$ 2 milhões, incluindo a retirada dos escombros. Para a construção de 120 apartamentos. No total da região, serão 1.200 apartamentos. Também terá comércio e outros serviços. Transporte aqui é bom, com atendimento de trens e ônibus, tudo bem próximo do Centro, onde ficam 35% dos empregos da cidade", finalizou Crivella.

Galeria de Fotos

Antigo prédio da Fazenda na Mangueira foi implodido ontem. Lá, será erguido um condomínio com 120 unidades do Minha Casa Minha Vida Divulgação
Crivella acionou detonador para implosão do antigo prédio do Ministério da Fazenda Divulgação
Implosão durou poucos segundos Reprodução / COR

Últimas de Rio de Janeiro