Por
Publicado 03/08/2018 22:59

Rio - Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) estão analisando uma representação do Ministério Público Especial (MPE), órgão ligado ao próprio TCE-RJ, que pede a suspensão da concessão das linhas de metrô do Rio e nova licitação. Segundo o site G1, o processo cita monopólio das concessões, superfaturamento de R$ 2,3 bilhões na Linha 4, aumento do aporte público na obra e dificuldade de calcular o valor justo da tarifa, já que documentos que baseiam o cálculo do lucro das três linhas sumiram.

Segundo os procuradores, sem os contratos que desapareceram, é impossível saber a tarifa correta. O processo afirma que o aporte do estado aumentou 675% na Linha 4. O MPE ainda acusa a Rio Barra, concessionária do ramal, de transferir a operação para o MetrôRio, que administra as linhas 1 e 2.

Não há prazo para análise pelo Plenário do TCE. A Secretaria de Transportes ressaltou que não se trata de um entendimento do tribunal, mas de um órgão do mesmo, e repete argumentos que estão sendo avaliados pelo tribunal. O MetrôRio esclareceu que é a concessionária das linhas 1 e 2 e que só opera a Linha 4, destacando que está em dia com todas as suas obrigações contratuais. A Rio Barra não se manifestou.

 

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias