Por O Dia
Publicado 08/08/2018 10:50

Rio - Doze agências dos bancos Itaú e Bradesco foram multadas em R$10 mil e R$ 20 mil, pela Operação Chega de Fila, do Procon Carioca, por ultrapassarem os 15 minutos de espera para atendimento, determinado por lei. Treze agências inspecionadas não apresentaram nenhum tipo de irregularidade.

Algumas unidades também foram multadas por não exibirem em locais visíveis a informação da localização dos bebedouros e dos banheiros, que devem ser oferecidos aos clientes em todas as agências.

Foram multadas, também, agências que não disponibilizaram a autenticação do horário de atendimento e informações sobre a Lei, como o tempo para espera e escala de trabalho dos funcionários. Ao término do atendimento, o cliente tem direito a receber um comprovante do horário que foi atendido.

Além disso, as unidades também devem fornecer aos clientes bancos prioritários. Uma agência do Itaú chegou a ser multado por oferecer um número insuficiente de assentos deste tipo.

Fernanda Fernandes, cliente de uma agência Bradesco que foi multada, conta que o problema é recorrente:

“O banco que mais demora é o Bradesco, que leva em média 40 minutos para fazer o atendimento. Já aviso logo à dona da loja que trabalho que eu vou demorar”. Já no Itaú, o porteiro Rodrigo Severino da Silva diz que aproveita o horário do almoço para pagar as contas. “Aqui costuma passar o tempo de 15 minutos, as vezes chega a 30”.

Vale lembrar que em dias que antes ou depois de feriados prolongados, o tempo máximo de espera passa para 30 minutos.

Segundo a presidente do Procon Carioca, Márcia Mattos, a Operação Chega de Fila vai continuar. “Precisamos fazer valer a lei que regulamenta o atendimento nas agências bancárias que já tem sete anos de existência e, até hoje, é descumprida, com tempos de espera que costumam dobrar em relação ao tempo determinado pela legislação”, disse.

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