Segundo a Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), a mutação, o aumento progressivo de danos no DNA dos espermatozoides ao longo dos anos e o menor número de espermatozoides no esperma de homens mais velhos são alguns fatores da infertilidade.
O urologista Mauricio Rubinstein, da Sociedade Brasileira de Urologia, explica que, com o envelhecimento masculino, as taxas de sucesso de tratamentos de fertilização in vitro são alteradas negativamente. "Isso é uma realidade comprovada cientificamente". Maria Cecília, por sua vez, alerta que anabolizantes comprometem a produção de espermatozoides, assim como diabetes e hipotireoidismo.
Já estudos recentes indicam que homens que dormem menos de seis horas por dia podem ter a capacidade de ter filhos afetada. "A produção dos espermatozoides depende diretamente da correta produção de hormônios pelo hipotálamo e pela glândula hipófise. Sem sono adequado, os hormônios associados a espermatogênese ficam comprometidos", afirma Roberto Antunes, especialista em reprodução humana da clínica Fertipraxis. O estudo da Universidade de Boston foi feito com 1.176 casais.
Comentários