Datafolha:Paes dispara com mais 6 pontos

Na pesquisa espontânea, candidato do Democratas tem o dobro das intenções de voto de Romário e Garotinho

Por

Ex-prefeito tem 24% das intenções. Na rejeição, está em 2º, com 30% -

O ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) abriu 10 pontos percentuais na liderança das intenções de voto ao governo do Rio. Paes cresceu seis pontos em comparação com a última pesquisa e aparece em primeiro lugar com 24% no levantamento divulgado, ontem, pelo Datafolha.

O candidato do Democratas é seguido por Romário (Podemos), que ficou com 14% das intenções, caindo dois pontos desde a última pesquisa. Garotinho (PRP) aparece em terceiro lugar, com 10% das intenções. Ele também caiu dois pontos percentuais e está empatado tecnicamente com Romário. Tarcísio Motta (Psol) subiu dois pontos percentuais e é o quarto colocado. O candidato do Psol está tecnicamente empatado com Garotinho.

Apenas os candidatos Eduardo Paes e Tarcísio Motta subiram nas intenções de voto. Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 22 de agosto, Paes, Garotinho e Romário estavam empatados tecnicamente com 18%, 16% e 12% respectivamente. Tarcísio estava com 5% e subiu para 7%. Quinto colocado, o candidato Indio (PSD), aparece com 5% das intenções de voto. Pedro Fernandes (PDT) tem 3%, Márcia Tiburi (PT), está com 2%. Marcelo Trindade (Novo), Dayse Oliveira (PSTU), Wilson Witzel (PSC) e André Monteiro (PRTB) aparecem com 1% das intenções de voto. Luiz Eugênio (PCO) tem 0%, de acordo com o Datafolha. Brancos, nulos e nenhum dos candidatos têm 24% da preferência do eleitorado. Os que declararam não saber em quem votar são 6% dos eleitores.

Na modalidade espontânea da pesquisa Datafolha (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), Eduardo Paes também aparece à frente dos demais candidatos, com 12%, o dobro de Romário e Garotinho, que têm 6% cada um. Nessa modalidade, Tarcisio Motta conquista 3% dos votos, enquanto Pedro Fernandes, Indio e Wilson Witzel ficam com 1% cada.

O Datafolha também mediu a taxa de rejeição, com o eleitor dizendo em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Nesse quesito, Garotinho lidera com 46%. Em seguida vem Eduardo Paes, com 30%, e Romário, 27%, contra 11% de Tarcísio.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. É o segundo levantamento do Datafolha realizado depois da oficialização das candidaturas. O levantamento, registrado no TSE (BR 06668/2018), foi feito entre os dias 4 e 6 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro