Parlamentares Teresa Bergher (PSDB), Fernando William (PDT), Rosa Fernandes (MDB) e Babá (Psol) presenciaram tiroteio em uma das principais vias da cidades - Divulgação
Parlamentares Teresa Bergher (PSDB), Fernando William (PDT), Rosa Fernandes (MDB) e Babá (Psol) presenciaram tiroteio em uma das principais vias da cidadesDivulgação
Por KARILAYN AREIAS

Rio - "Tiroteio na Avenida Brasil a essa hora é muito preocupante. Infelizmente foram dois policias feridos, mas poderiam ser mais gente, poderia ter sido pessoas comuns". Foi assim que o vereador Fernando William resumiu o confronto entre policiais e criminosos, na manhã desta terça-feira, em uma das principais vias da cidade. Ele e mais três parlamentares — Teresa Bergher (PSDB), Rosa Fernandes (MDB) e Babá (Psol) — presenciaram o confronto.

A mdebista Rosa Fernandes presenciou o tiroteio de perto e elogiou a ação da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar no caso. "Estava passando na hora do tiroteio e pude ver o quanto eles arriscam suas vidas por nós! Foi um susto grande, mas fica aqui o meu respeito a todos vocês, especialmente os que foram feridos no local. Deus proteja vocês", escreveu ela no Facebook. 

Os vereadores que fazem parte da Comissão de Obras Inacabadas da Câmara do Rio, estavam no local fiscalizando a obra do BRT TransBrasil, iniciada em novembro de 2014 e suspensa em março de 2017. O pedetista também comentou como o atraso do projeto facilita a ação dos bandidos naquela região. "Naquele trecho há um enorme engarrafamento. É evidente que o trânsito ali não flui, sem falar na presença de usuários de crack que atravessam a pista sem o menor cuidado e a falta de iluminação, o que facilita a ação dos criminosos. Aquilo ali está um caos, é assustador", comenta.  

A tucana Teresa Bergher também relatou o que presenciou. "Nós ouvimos tiros e ouvimos alguém dizer que era um assalto. A polícia chegou para prender e começou um tiroteio. Infelizmente, isso tem acontecido a todo momento na cidade", disse. 

A vereadora também comentou sobre o que ouviu de moradores ao visitar a região. "Um morador nos relatou que pelo menos seis pessoas morrem atropeladas por semana naquele local. A minha maior crítica é sobre essa falta de iluminação e as mortes. Isso mostra o descaso total da prefeitura com o cidadão". 

De acordo com os parlamentares, o secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, será convocado para prestar esclarecimentos sobre os atrasos. "Ele já foi convidado seis vezes a Câmara, mas não apareceu. Os vereadores estão se sentido desrespeitados. Qualquer governo deveria ter um plano do que fará pra concluir uma obra paradas. E a não conclusão das obras é algo muito grave", finaliza Fernando William.  

O DIA procurou a Secretaria de Obras, que informou que o projeto inicial licitado em 2014 previa um trajeto até o Caju (Deodoro-Caju), mas que em novembro de 2017, o Ministério das Cidades ameaçou cortar os investimentos alegando que este traçado não seria usual para a população.

"Isso porque o ex-prefeito Eduardo Paes prometeu levar o BRT de Deodoro até o Centro, mas só licitou até o Caju. Uma nova proposta foi apresentada pela Prefeitura em janeiro de 2018 para estender o traçado até o Terminal Américo Fontenelle, no Centro. O projeto sem custo financeiro adicional ficou em avaliação pelo Ministério das Cidades e da CEF, que contingenciou os recursos e por isso a obra voltou a paralisar. Sem o fôlego financeiro para manter a mega estrutura, o Consórcio Transbrasil suspendeu as atividades o que resultou na segunda paralisação. Em julho o governo federal concluiu a analise aprovando o projeto e liberando os recursos com a obra sendo retomada no dia 30 de julho", diz a nota enviada pela pasta.

 

 

Você pode gostar