Sem data para volta, aulas presenciais têm futuro incerto - Divulgação
Sem data para volta, aulas presenciais têm futuro incertoDivulgação
Por O Dia

Rio - Pela primeira vez na história do Rio, as 1.537 unidades públicas de ensino municipal vão passar por um censo escolar. A ação, comandada pelos Conselhos Escola Comunidade (CEC), com apoio das direções, começa amanhã. Com o raio-x das unidades, a ideia é desenvolver novas iniciativas, como ações para a redução no número de alunos faltosos, projetos e políticas para a comunidade escolar.

Serão três etapas no processo de recenseamento: a aplicação de questionário nas unidades pelos conselhos; envio e consolidação de dados nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e recebimento de dados pelo Nível Central para análise técnica.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o censo escolar será realizado durante o horário de funcionamento das unidades, mas sem interferência na rotina estudantil. O questionário a ser aplicado terá dados de caracterização da unidade escolar, como os relativos às equipes de direção, salas, atendimento e turmas e professores, por exemplo, além de dados censitários das turmas visitadas através de verificação de registros de classes, frequência e quantitativo de alunos.

Através das respostas, a secretaria pretende, por exemplo, fortalecer as ações voltadas para alunos que tenham histórico de faltas contínuas, inclusive com a participação dos próprios integrantes dos CECs. Por conhecerem suas vizinhanças, pais e alunos podem desenvolver importante papel de elo entre famílias e alunos.

"Queremos a participação de todos nesse processo que certamente resultará em caminhos para fazermos uma escola melhor para nossos alunos, professores, funcionários e famílias", destacou Talma Romero Suane, secretária municipal de Educação.

 

Você pode gostar
Comentários