Evento 'Acesse Itaipu' visa tornar a Praia de Itaipu acessível para pessoas com deficiência - Divulgação
Evento 'Acesse Itaipu' visa tornar a Praia de Itaipu acessível para pessoas com deficiênciaDivulgação
Por O Dia

Rio - Para comemorar o Dia Estadual e Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Instituto Arcádia e a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vão realizar o evento "Acesse Itaipu", neste sábado, a partir das 10h, na Praia de Itaipu, em Niterói.

A ação marcará o início de uma série de melhorias na região para que o espaço se torne um modelo turístico acessível e também para proporcionar o desenvolvimento econômico local com a participação ativa das pessoas com deficiência.

Evento contará com oficinas de aprendizagem para o público - Divulgação

A abertura oficial do evento será no Museu de Arqueologia de Itaipu/Ibram/MinC, onde vai ser anunciado o pacote de obras previsto para a região. "Escolhemos nosso dia de luta como marco para o lançamento público de um novo eixo de ação da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, que se volta para a criação de microexperiências territoriais. Queremos ampliar a ideia de acesso qualificando a experiência e o bem-estar efetivo das pessoas com deficiência no usufruto do território e tudo que ele abriga”, disse o coordenador de Gestão da Andef, João Batista.

Oficinas de aprendizagem:

O evento também contará com oficinas de aprendizagem para o público. O Instituto Arcádia irá ensinar o plantio de mudas de árvores e fazer uma Blitz da Saúde. As pessoas que participarem da Oficina de Plantio irão aprender técnicas para plantar sementes e mudas em lugares pequenos, além de aprender a forma correta de cuidar das plantas e dicas fáceis para preservar o meio ambiente. Na Blitz da Saúde, a equipe de Nutrição do Instituto Arcádia irá ensinar a fazer a leitura de rótulos das embalagens de produtos industrializados e irá dar dicas sobre alimentação saudável e equilibrada.

“O Instituto está muito feliz de participar desse evento tão especial. Dar voz para a luta das pessoas com deficiência e tornar um ambiente acessível é muito importante para um país mais igual, que é o que a gente luta”, destaca Sandro Monteiro, coordenador de Sustentabilidade do Instituto.

Você pode gostar