O espetáculo
O espetáculo "Stop! Pé na Estrada" foi apresentado em uma escola em AraruamaDivulgação
Por O Dia

Rio - O sinal de trânsito ganhou vida e as estradas do Rio se tornaram palco de diversão e aprendizado na Escola Municipal Vereador Moysés Ramalho, em Araruama. Protagonistas da peça "Stop! Pé na estrada", Vermelhina, Amarelino e Verdinho ensinaram de forma lúdica e divertida as regras de trânsito e de convivência nas estradas no projeto promovido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Governo do Estado do Rio de Janeiro - DER-RJ.

"Eles ficaram muito felizes. É uma forma de aprender brincando e ainda ensinar para a família. A partir de agora, vão olhar uma faixa de pedestres e uma passarela de outra forma" aposta a professora de leitura Jussara Fontoura, que assistiu à performance junto aos seus estudantes.

Apaixonada por Vermelina, a estudante Juliana Freitas, de oito anos, filmou as aventuras dos personagens pelo celular e vai mostrar para os familiares.

"Adorei a cartilha e o teatro. Vou contar pra todo mundo o que eu aprendi com a Vermelhina e os amigos" vibra a menina, abraçada ao material didático distribuído pela equipe do órgão.

Todos os anos, na Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro, o DER-RJ promove eventos para conscientizar a população sobre a importância de prevenir acidentes com hábitos simples, como usar as passarelas, não deixar crianças brincarem próximo às rodovias e nunca danificar as placas.

"É muito importante esse trabalho dentro da comunidade escolar. Modificar o pensamento das crianças é fundamental para moldar uma nova consciência na sociedade" defende a diretora da unidade, Kelly Christina Souza.

Cerca de 150 alunos dos 1º, 2º e 3º anos vivenciaram a experiência em duas apresentações, de manhã e à tarde. Eles assistiram ao espetáculo, receberam o material didático - cartilha, jogo da memória, lápis de cor, quebra-cabeças e a Carteira do Bom Pedestre, para preencher com nome.

O resultado deixou a equipe do projeto realizada:

"Todas as cenas são interativas. No show das placas, eles querem entrar no palco, viram mágicos e aprendem. Escolhemos o clown porque ele é uma criança curiosa, os estudantes se identificam com os personagens. Já recebemos cartas de escolas onde nos apresentamos. Guardo até hoje. São muitos momentos inesquecíveis" elogia o diretor do espetáculo Marcos Cotta.

Você pode gostar