Por O Dia

Rio - O Dia Nacional do Surdo e da Luta pela Inclusão, comemorado nesta quarta-feira (26), será marcado por diversas ações da Prefeitura do Rio. Uma delas vai impactar diretamente do atendimento à população nas ruas. Já a partir de amanhã, guardas municipais terão nos telefones funcionais o aplicativo gratuito Hand Talk Tradutor para Libras, o Hugo, personagem que faz a tradução para a Língua Brasileira de Sinais, facilitando a comunicação com pessoas surdas.

Já a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SUBPD) promove a segunda edição do seminário Setembro Azul, movimento mundial criado para comemorar as lutas dos surdos. Com o tema “Cidadania e Surdez”, o evento acontece das 9h às 17h desta quarta, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ). Será um dia inteiro de palestras e outras atividades conduzidas por deficientes auditivos, com tradução simultânea de integrantes da Central Carioca de Intérpretes de Libras, um dos serviços gratuitos oferecidos pela SUBPD. 

Ações nas ruas

Entre as ações voltadas a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Guarda Municipal do Rio regulamentou em 2017 o Manual de Tratamento e Abordagem a Pessoas com Deficiência, que passou a integrar os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), documentos normativos com orientações para auxiliar as equipes nas ruas em tomadas de decisão que exigem pró-atividade e conhecimento da legislação.

 

Serviço:

Seminário "Cidadania e Surdez" - auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), na Avenida Marechal Câmara, 150, Centro. Das 9h às 17h desta quarta. 

Você pode gostar