27/09/2018- Dia de São Cosme e Damião, na rua Doutor Bulhões, no Engenho de Dentro. O comerciante Alexandre Souza conta com a ajuda da família  promove evento de graça na Zona Norte do Rio.  Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia.  Cidade, Fé, Santo, Doce, Distribuição, Missa, Imagem, - Maíra Coelho
27/09/2018- Dia de São Cosme e Damião, na rua Doutor Bulhões, no Engenho de Dentro. O comerciante Alexandre Souza conta com a ajuda da família promove evento de graça na Zona Norte do Rio. Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia. Cidade, Fé, Santo, Doce, Distribuição, Missa, Imagem,Maíra Coelho
Por O Dia

Rio - Os cariocas aproveitaram a quinta-feira para celebrar o Dia de São Cosme e Damião. Alguns foram a paróquia dos santos, localizada no bairro do Andaraí, na Zona Norte do Rio. Já as crianças aproveitaram para pegar doces. 

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e morreram por volta de 300 depois de Cristo. Existe a crença de que eram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé.

Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário. Na Igreja Ortodoxa são celebrados no dia 1 de novembro e também em 1 de julho pelos ortodoxos gregos. Já nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, também são festejados em 27 de setembro. 

 

Você pode gostar