Estado garante a continuidade do Centro Presente até o fim do ano - Divulgação
Estado garante a continuidade do Centro Presente até o fim do anoDivulgação
Por O Dia

Rio - A Operação Centro Presente continuará funcionando até o fim do ano com recursos próprios do estado. A decisão foi tomada nesta sexta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão. Com isso, o convênio firmado entre o governo estadual, a Prefeitura do Rio e o Sesc-RJ, termina no próximo domingo (30) e não será renovado.

"A Operação Segurança Presente é importantíssima para reduzir a criminalidade. E o Centro Presente é o principal exemplo desse trabalho. A atuação diária dos policiais e agentes civis devolveu tranquilidade a quem circula pelo Centro do Rio", destaca o governador. 

Segundo dados com base nos registros feitos na 4ª DP (Central), no primeiro semestre de 2016, período anterior ao início da Operação, foram registrados na área de atuação do Centro Presente, 1.053 roubos de rua (celular, transeunte e coletivo) e 107 roubos de veículos. No mesmo período de 2017, com um ano de operação, os roubos de rua caíram 52% e, na comparação do primeiro semestre deste ano de 2018 com o mesmo período no ano de 2016, quando não havia o Centro Presente, a queda foi de aproximadamente 70%.

Já os registros de roubos de veículos, no primeiro semestre de 2016, foram de 107 casos, e no mesmo período, em 2018, foram 54 roubos de veículos registrados, ou seja, houve queda de pouco mais de 50%.

Desde que foi iniciada, há pouco mais de dois anos, a Operação Centro Presente realizou 3.564 prisões (até o dia 27 de setembro). Além dos flagrantes, foram cumpridos 915 mandados de prisão, ou seja, pelo menos um foragido da justiça capturado por dia. A maioria dos mandados foi expedido pelos crimes de roubo, furto, tráfico de drogas e homicídio. 

 

Você pode gostar