Animais resgatados. Hoje, três igrejas festejam São Francisco - DIVULGAÇÃO/DPMA
Animais resgatados. Hoje, três igrejas festejam São FranciscoDIVULGAÇÃO/DPMA
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - No Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais, três paróquias que o têm como padroeiro no Rio Comprido, Senador Camará e Anchieta terão, nesta quinta-feira, programações especiais, com bênçãos aos bichos e missas. Patrono também do ecossistema, o santo é cultuado pelos agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que comemoram números recordes de ações em defesa dos bichanos.

Só neste ano, a equipe do delegado Antônio Ricardo Nunes já resgatou 1.273 bichos de maus tratos no estado. O número é quase o dobro do ano passado, quando 717 foram salvos. Desde janeiro, 75 pessoas foram indiciadas (a maioria por posse irregular de animais da fauna silvestre e maus tratos) e 36 delas, presas em flagrantes.

"Intensificamos nossas investidas e criamos o chamado 'camburão Pet' (uma versão moderna da antiga carrocinha, que na verdade é uma espécie de mini-ambulância)", comentou o delegado.

A maioria dos criminosos foi flagrada na Baixada Fluminense, Zona Oeste da Capital e São Gonçalo. Os animais são reabilitados na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Paraíso dos Focinhos, que cuida de 200 cães, 70 gatos e três cavalos, e no Centro de Triagem de Animais do Ibama. "Sobrevivemos com doações", ressalta Hanriette Soares, presidente da Oscip.

A Igreja de São Francisco de Assis, na Rua Caetano Martins, 42, no Rio Comprido, que ganhou mais dois gatos (Eros e Helena, adotados depois da morte por envenenamento dos bichanos Serena e Petruquio), terá dez missas, a partir de 7h, benção dos bichos às 16h (www.facebook.com/Paroquia.SaoFranciscoAssis).

A paróquia do santo em Senador Camará, na Estrada do Taquaral, 716 (2402-8166), também terá extensa programação, começando com alvorada às 6h, missas, e benção às 15h.

A paróquia de Anchieta também saudará seu padroeiro com alvorado às 6h, missas a partir de 7h, benção dos animais às 11h30, entre outras programações (Rua Otacílio Pedro Vasco, 812. Telefone 3339-2014.

 

Você pode gostar
Comentários