Daniel Souza, filho de Betinho, na abertura da campanha: cobranças ao futuro presidente do país -    Estefan Radovicz / Agência O Dia
Daniel Souza, filho de Betinho, na abertura da campanha: cobranças ao futuro presidente do país Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Depois de sair do mapa da fome em 2014, o Brasil corre o risco de voltar para o vermelho. Para fugir desse panorama, a Ação da Cidadania, que completa 25 anos, lançou na manhã deste domingo no Aterro do Flamengo a campanha 'Natal Sem Fome', com o slogan 'A Fome Não é Fake', tendo como meta arrecadação de duas mil toneladas de alimentos, para atender um milhão de pessoas em vinte estados - configurando o maior recorde da história da campanha.

Os comitês e os voluntários distribuíram comida para as pessoas presentes, numa mesa cheia de alimentos, e pediram doações. O material será recolhido até dia 20 de dezembro, para que possa chegar as famílias até dia 23 de dezembro.

A Ação da Cidadania foi criada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, quando 32 milhões de brasileiros estavam abaixo da linha da pobreza. O filho de Betinho, Daniel de Souza, pretende que a mesa de alimentos se repita em todos os estados do Brasil.

"Ela representa o começo da campanha, com a Ação da Cidadania, os comitês e os voluntários. A gente oferece alimentos para as pessoas, e pede doações. No ano passado, 400 mil famílias foram beneficiadas", conta Daniel, explicando que o Nordeste é uma das regiões mais prejudicadas. "A quem quer que seja eleito como presidente no ano que vem, temos que cobrar que o Brasil não volte para o Mapa da Fome".

"É gratificante saber que muita gente ainda ajuda o próximo. Estou desempregado e faço bicos para ajudar nas despesas de casa. Às vezes falta comida. Vou levar esses alimentos para os meus filhos. Hoje, o dia será feliz", desabafa Ronaldo Lazaroni, 55, desempregado, mora na Penha, Zona Norte do Rio.

As doações podem ser feitas nos postos de coleta e pela internet. A lista de endereços pode ser encontrada no site www.natalsemfome.org.br.

Colaborou a estagiária Fernanda Soares

Você pode gostar
Comentários