Mais Lidas

Horário de Verão: estudantes que vão fazer o Enem devem estar atentos

Por conta das eleições, data de início foi adiada este ano para a meia-noite do dia 4 de novembro, mesmo dia da primeira etapa de provas

Por O Dia

Quem usa relógio de pulso não foi afetado pela confusão que atingiu operadoras de TV a cabo e telefonias
Quem usa relógio de pulso não foi afetado pela confusão que atingiu operadoras de TV a cabo e telefonias -

RIO - Tradicionalmente, o horário de verão começa no terceiro fim de semana de outubro. No entanto, a data foi adiada para a meia-noite de 4 de novembro devido ao segundo turno das eleições. A mudança vai ocorrer no mesmo dia que será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Neste domingo, pela segunda vez em uma semana, relógios de celulares e computadores foram adiantados por engano em todo o Brasil. Mas no dia 4 de novembro será para valer. Às vésperas da prova, os relógios dos estudantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal deverão ser adiantados em uma hora. Com a futura mudança, o país passará a ter quatro fusos diferentes.

Por isso, é importante estar atento ao fechamento dos portões. No Rio, os estudantes deverão seguir o horário de Brasília e terão entre 12h e 13h para o acesso ao local de prova. Já no Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a entrada será das 11h às 12h. Amazonas, Rondônia e Roraima abrem os portões às 10h e fecham às 11h. No Acre, único estado com fuso horário com três horas a menos em relação ao horário de Brasília, os portões serão abertos às 9h e fechados às 10h.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários