Visitação ao Cemitério São Francisco Xavier, no Caju.    -   Estefan Radovicz / Agência O Dia
Visitação ao Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - O Dia de Finados foi marcado por homenagens a policiais mortos em serviços no Estado do Rio. No Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio, um totem foi inaugurado nesta sexta-feira, em memória dos agentes da lei vítimas de criminosos. Apesar da chuva que atingiu o Rio pela manhã, milhares de pessoas foram homenagear seus entes queridos nas necrópoles espalhadas por todo o Rio.

Só este ano, 83 PMs perderam a vida, número que sobe para mais de 200 se somados os registros do ano passado. As homenagens incluíram missa e a apresentação da Orquestra da PM; para esta tarde, está marcado um culto evangélico.

No Cemitério de Guaratiba, são esperadas a visita de 500 pessoas ao longo do dia; pela manhã, 200 delas assistiram missas e visitaram túmulos. No Cemitério do Caju, uma multidão passou pelo local. 

A Guarda Municipal informou que vai atuar com 273 agentes na operação que começou na quinta-feira e só terminará no sábado. Nesta sexta-feira, quando aumenta o número de visitantes nos cemitérios, a operação contará com reforço de mais 149 guardas.

A operação, segundo a corporação, vai atender 19 cemitérios da cidade no monitoramento e na fiscalização do trânsito, na orientação aos cidadãos sobre estacionamento e no atendimento geral ao público.

Já a Comlurb atuará nas áreas próximas dos cemitérios do estado com 267 garis, agentes de limpeza e gerentes. O principal foco é a limpeza de flores, velas, santinhos, comidas e bebidas.

Os cemitérios cobertos são: São Francisco Xavier, Comunal Israelita do Rio de Janeiro, Nossa Senhora do Monte do Carmo, Cemitério de Jacarepaguá, Praça Anjos da Paz, dos Ingleses (Gamboa), São Francisco de Paula (Catumbi), Inhaúma, Irajá, Ilha do Governador, Paquetá, Ricardo de Albuquerque, Campo Grande, Santa Cruz, Jardim da Saudade (Paciência), Murundu, Jardim da Saudade (Sulacap), Recreio dos Bandeirantes, Guaratiba e São João Batista (Botafogo).

Você pode gostar