O professor de História Pablo Hernandez (centro) recomenda que alunos assistam a filmes históricos 
 - FOTOS DIVULGAÇÃO
O professor de História Pablo Hernandez (centro) recomenda que alunos assistam a filmes históricos FOTOS DIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio - Depois de meses de preparação, os estudantes enfrentam amanhã o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 5,5 milhões de candidatos inscritos em todo país farão as avaliações de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Neste ano, o exame coincide com o início do horário de verão, que começa à meia-noite de hoje. Por isso, é importante o candidato se atentar ao relógio, que deverá ser adiantado em uma hora. Os portões dos locais de prova abrem às 12h, seguindo o horário de Brasília, e o exame começa às 13h30. São 5h30 de duração.

"Para evitar que a alteração do relógio afete tanto a pontualidade quanto o desempenho, o ideal é que o estudante vá dormir uma hora antes no sábado", recomenda o professor de História Márcio Branco. Ele também sugere que hoje o aluno vá até o local onde fará a prova. Assim, o candidato pode programar com antecedência as rotas de ônibus, metrô ou carro. "O dia da véspera é a última oportunidade de elaborar o caminho mais rápido, com menos trânsito e mais fácil", completou.

O professor do Colégio Notre Dame-Recreio, Robson Correa, destaca que o dia anterior ao exame é essencial para descansar. "Vale ir ao cinema, relaxar com os amigos, namorar e dormir, além de ter uma boa noite de sono e comer alimentos leves". O estudo só deve ser focado em uma revisão pontual se o candidato desejar uma confiança extra para a avaliação. O professor Pablo Hernandez recomenda filmes históricos para entreter e adquirir conhecimento.

Para manter a mente tranquila, ponto primordial para o Enem, atividades de concentração e relaxamento são boas opções para trabalhar o psicológico. "Esse é um momento importante, o aluno precisa relaxar, se concentrar e ganhar controle emocional", lembra o professor José Drummond, diretor do Colégio Pensi.

O estudante Iago Lemos, de 19 anos, vai usar a música para se distrair antes da avaliação. "Para combater a ansiedade, vou ouvir minhas músicas preferidas neste sábado. Música relaxa e reduz o estresse", aconselha. "Estudei muito durante o ano. Agora é hora de descansar antes da prova", conta a aluna Maria Ouverney, 17.

O QUE LEVAR

Para fazer a prova é obrigatório documento de identidade com foto e caneta esferográfica transparente de tinta preta. Lápis e borracha não são permitidos. Como o exame é de longa duração, lanches leves, como barrinhas de cereais e água são recomendados.

Na finalização da prova, os professores recomendam dedicar 30 minutos ao gabarito, para não errar na marcação das questões. No próximo domingo, 11, o Enem tem seu segundo dia de avaliação, com as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

REDAÇÃO MAIS EXIGENTE

A prova de Redação deve ser mais exigente neste ano, sobretudo ao uso correto do português, segundo Rubens Carnevale, do Vetor Vestibulares, que foi corretor do Enem por três anos. "O exame tem aperfeiçoado o método de correção. Não tem mais a expectativa de que aconteça o que ocorreu há quatro anos, quando alunos escreviam receitas ou hinos e tiravam nota. O texto deve ter uma conclusão clara".

O candidato pode conferir mais dicas para a véspera da prova pelo e-book 'Aprenda em até 24 horas e garanta mais de 800 pontos na redação do Enem', publicado na plataforma Bibliomundi. O livro pode ser baixado pelo Google Play.

ÚLTIMA CHAMADA
Publicidade
AULÃO COM LUDMILLA
O ProEnem transmitirá hoje e no próximo sábado dois aulões gratuitos ao vivo em seu site (aulao.proenem.com.br), das 9h às 19h. A cantora Ludmilla estará no estúdio hoje para assistir à apresentação de uma paródia de sua música 'Din Din Din', criada pelo curso para incentivar os alunos.
Publicidade
VÍDEOS RÁPIDOS
O projeto 'Dicas para o Enem' traz dez vídeos com dicas sobre Matemática, Redação e História, além de estratégias que ajudam na prova. Foram convidados os professores Renato Pellizzari (Descomplica), Rômulo Bolívar (Proenem) e Maicon (Praticando Matemática). Com duração de três minutos, os vídeos estão em www.youtube.com/user/canalfutura/playlists.
Publicidade
REVISÃO MUSICAL
O Aulão Relashow do curso Descomplica, hoje, das 9h às 21h, terá participação dos bailarinos do FitDance e os funkeiros do Pankadon. Eles gravaram paródias musicais para ensinar conteúdos complexos, que serão transmitidas pela internet. Inscrições em: descomplica.com.br/relashowenem.
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários