Witzel sobre ação da PM na Maré: 'Quem está em desacordo com a lei tem que ser punido'

Governador eleito disse que "ninguém vai sair por aí matando ninguém, mas os criminosos não podem 'sambar na cara' da sociedade"

Por ADRIANA CRUZ

Wilson Witzel
Wilson Witzel -

Rio - O governador eleito Wilson Witzel (PSC) falou sobre a operação policial no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, durante o recebimento da Medalha do Mérito Judiciário no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), na tarde desta terça-feira. O ex-juiz federal disse que não poderia responder por atos que não atuou, mas ressaltou que ninguém está acima da lei. "Qualquer um em desacordo com a lei tem que ser punido."

Uma Ação Civil Pública proíbe a ação dos PMs no interior da Maré durante a noite e madrugada, segundo as informações do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A corporação realizou uma operação no conjunto de favelas na madrugada desta terça-feira, descumprindo a ação.

Durante o seu discurso, Witzel disse que "ninguém vai sair por aí matando ninguém, mas os criminosos não podem ficar 'sambando na cara' da sociedade". Na semana passada, o governador eleito anunciou atiradores de elite, os snipers, na denominação em inglês. A medida, no entanto, foi criticada por especialistas em segurança pública.

Nesta terça-feira, o ex-juiz federal visitou o prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Esta foi a primeira reunião dos políticos, após Witzel ser chamado de idiota por Crivella.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito declarou que "só um idiota descarta aquilo que não tem", ao comentar o fato do ex-juiz federal ter negado uma possível participação de Marcelo Crivella Filho no governo do estado.

Wilson Witzel durante honraria na tarde desta terça-feira - Adriana Cruz / Agência O Dia

No encontro desta terça-feira, Witzel lançou dois programas junto à prefeitura do município: Comunidade e Cidade, para asfaltar locais como a Rocinha, Vidigal, Rio das Pedras e Complexo do Chapadão; Zona Franca Social, com tributo zero.

O governador eleito também disse que está vendo a questão dos hospitais estaduais que foram municipalizados com o prefeito Crivella, mas não deu detalhes sobre quais medidas pretende tomar.

Galeria de Fotos

Wilson Witzel Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Wilson Witzel durante honraria na tarde desta terça-feira Adriana Cruz / Agência O Dia
Wilson Witzel recebeu medalha do Mérito Judiciário ontem Adriana Cruz / Agência O Dia

Últimas de Rio de Janeiro