Professores detalham os conteúdos-chave do Enem

Segunda fase de Ciências Exatas no domingo terá 90 questões e duração de 5 horas

Por O Dia

Giovana, que tenta uma vaga em Nutrição na UFRJ, está confiante
Giovana, que tenta uma vaga em Nutrição na UFRJ, está confiante -

Rio - Passada a primeira fase do Enem e com a segunda etapa já batendo à porta, é hora de tirar as últimas dúvidas. No exame de domingo serão realizadas 90 questões de Ciências Exatas, com tempo máximo de cinco horas, 30 minutos a mais do que no ano passado. Para ajudar os alunos, a pedido de O DIA, professores listaram os conteúdos que mais caem na prova.

O professor de matemática, Paulo Silva, do Colégio pH, destacou que as geometrias plana e espacial sempre marcam presença no exame. E que juntamente com a trigonometria e geometria analítica, contemplam quase 25% das questões. "As matérias que tangem ao ensino fundamental aparecem com muita frequência, sendo as mais cobradas: regra de 3, juros e porcentagem", disse. "São poucas as questões do Enem que cobram decoreba. E não é o momento para o aluno fazer estudos aprofundados. Ele precisa, apenas, preencher algumas lacunas do seu conhecimento", completou.

A prova de Química é conteudista, e segundo o professor Gustavo Schueller, já passou da época de ser uma prova baseada em interpretação. Nessa etapa de revisão ele aconselha focar em estequiometria, envolvendo pureza e rendimento, questões ambientais (poluição do solo, da água e do ar), reações de substituição da química orgânica, termoquímica e polímeros.

Em Biologia, o professor Cícero Melo chama atenção para contextualização das questões. "Os alunos devem focar nos aspectos à ecologia, e em conceitos de soro, vacina e parasitologia". Já em Física, de acordo com o professor Francisco Schueller, as questões mais comuns têm relação com energia, mecânica, movimento dos corpos, ondas, ótica e potência elétrica.

Para a estudante de Nutrição da Uerj, Giovana Martins de Souza, 19 anos, que tenta vaga no mesmo curso na UFRJ, domingo será o dia mais importante. "São as disciplinas específicas para mim, e estou bastante confiante".

Aulões online e gratuitos na véspera da prova

Amanhã, o ProEnem fará aulão ao vivo e gratuito com duração de dez horas na internet (proenem.com.br). A ideia é focar nas questões que caem todos os anos no exame e nos temas mais cobrados em cada área da prova. Além da revisão e dicas, os professores farão brincadeiras para descontrair os alunos. A aula online será das 9h às 19h.

O canal Descomplica também preparou uma revisão divertida para a segunda prova. O Aulão Relashow, amanhã, a partir das 9h, vai contar com os sertanejos Fernando e Sorocaba e os youtubers Castro Brothers, em clipes com paródias. Os estudantes devem se inscrever no descomplica.com.br/relashowenem.

E para incentivar os alunos a não se atrasarem no domingo, o Pra Valer vai repetir a campanha 'Adiantados do Enem', que vai sortear prêmios aos candidatos que chegarem até meia hora antes no local de prova. Cadastro no adiantadosdoenem.com.br.

Galeria de Fotos

Giovana, que tenta uma vaga em Nutrição na UFRJ, está confiante DIVULGAÇÃO
Chiquinho da Mangueira (PSC) foi um dos deputados reeleitos ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro