Cientistas acreditam que o plasma de um indivíduo em recuperação pode ajudar um paciente doente por já conter anticorpos contra a infecção - Divulgação
Cientistas acreditam que o plasma de um indivíduo em recuperação pode ajudar um paciente doente por já conter anticorpos contra a infecçãoDivulgação
Por O Dia

Rio - O Hemocentro do Estado do Rio de Janeiro (Hemorio) faz uma campanha para incentivar doação de sangue. De acordo com a instituição, uma baixa significativa nos estoques de sangue põe em risco o abastecimento de emergências, maternidades e unidades de saúde do todo o estado.

Ainda segundo o Hemorio, a frequência de doadores tem sido baixa nos últimos feriados e a coordenação do hemocentro afirma que os níveis dos estoques estão em situação crítica.

A média diária de bolsas coletadas tem ficado abaixo de 200. Mas, o Hemorio necessita de um total de 250 bolsas por dia, de todos os tipos sanguíneos, para manter os estoques em níveis confortáveis.

Condições para doar:

- É preciso ter entre 16 e 69 anos;

- O doador deve pesar no mínimo 50 kg; 

- É necessário estar bem de saúde;

- É preciso portar um documento de identidade oficial com foto; 

- Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. 

No caso de dúvidas, o Disque Sangue está disponível de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, através do número 0800 282 0708. Pelo telefone, também é possível se informar sobre o endereço das outras 26 unidades de coleta de sangue no estado.

Serviço 

Hemorio. Rua Frei Caneca, n° 8, Centro. Horário: todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados.

Você pode gostar