Equipes itinerantes percorreram a cidade imunizando animais - Divulgação
Equipes itinerantes percorreram a cidade imunizando animaisDivulgação
Por O Dia

Rio - Neste sábado, a campanha “Se liga, bicho! Raiva é caso sério” chega à Zona Norte, vacinando gratuitamente cães e gatos contra a raiva, em 163 postos fixos e cinco itinerantes que funcionarão das 9h às 17h. É a segunda etapa da ação que começou no dia 20 de outubro por bairros do Centro, Zona Sul e parte da Zona Norte.

De acordo com a equipe de imunização, 69.082 animais já foram vacinados, um número maior que a edição de 2017, quando foram vacinados 64.846. Ambas as edições vacinaram em um só dia, cada, quase o número total da campanha do ano de 2016, que foi de 72.525 animais.

Nesta etapa, os postos estarão espalhados pelos bairros Manguinhos, Olaria, Bonsucesso, Ramos, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Vigário Geral, Jacarezinho, Inhaúma, Higienópolis, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade, Engenho Novo, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçú, Vista Alegre, Colégio, Rocha Miranda e Vaz Lobo. Os endereços de todos os postos estão disponibilizados no site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria.

A campanha ainda terá mais três etapas. Além dos postos fixos, cinco kombis irão rodar os locais de difícil acesso, no sábado de campanha, das comunidades da Maré, Manguinhos, Nova Holanda e Jacarezinho, para alcançar a meta de 500 mil animais vacinados, ao final. Um desses veículos ficará por conta do atendimento a animais de moradores de rua. As próximas etapas serão nos dias 24 de novembro, e 8 e 15 de dezembro.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. A equipe recomenda que animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades específicas que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de observação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.

A raiva está controlada e sem apresentar registro de casos em humanos há 34 anos no Rio, mas ainda oferece risco à população, pois a cidade conta com um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.

Você pode gostar